Unesp mais visível


A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, a produção acadêmica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estará disponível para busca em bancos internacionais de pesquisa científica. Segundo a Unesp, atualmente outras universidades brasileiras divulgam seus trabalhos nesses sistemas, mas de maneira indireta, pois precisam de um provedor externo que faz a intermediação com o acervo da instituição. A Unesp utilizará um acesso direto, por meio do protocolo: The Open Archives Initiative, vinculado ao catálogo de produção científica da universidade, o Athena.

Segundo Marta Valentim, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), além da agilidade para realizar pesquisas científicas e tecnológicas, a adoção do protocolo garantirá maior qualidade da informação, com baixa taxa de erros de preenchimento. “Ao depender de intermediários para tornar a produção acadêmica visível internacionalmente, algumas universidades aguardam meses para a inclusão de novos conteúdos ou sofrem com erros de cadastramento”, disse. O acervo inclui revistas acadêmicas, partituras, trabalhos de conclusão de curso, artigos apresentados em congressos, livros, além de teses e dissertações.

A pós-graduação deverá se fortalecer com o aumento da visibilidade internacional da instituição, que intensificará o intercâmbio com grupos de pesquisa em diferentes países. Entre os bancos de dados em que os trabalhos ficarão disponíveis está a Networked Digital Library of Theses and Dissertations, organização dedicada a definir padrões para a disseminação, criação, preservação e uso de cópias eletrônicas de material de papel, como teses e dissertações. Mais informações: www.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura