Espiritualidade ganha mostra - Por Ana Cecília Soares

Com o recorrente aumento de filmes espiritualistas, o cinema transcendental vem cativando o público brasileiro. O País ganhará, a partir deste mês, o primeiro festival sobre o tema. Brasília e Fortaleza serão as duas cidades contempladas pela programação.

 
O surgimento de várias produções abordando a doutrina espírita tem mobilizado milhões de brasileiros a lotar os cinemas de todo o País. O ano de 2010 consolidou o gênero no cenário da produção audiovisual brasileira, a partir de grandes sucessos de bilheteria, como "Chico Xavier", do diretor Daniel Filho, com público recorde na estreia de cerca de 3,5 milhões de pessoas; e "Nosso Lar", de Wagner de Assis, com 4 milhões de espectadores.

 
Na trilha dessa tendência e com o intuito de divulga-la mais ainda em território nacional, será realizada neste mês, a primeira edição do Festival de Cinema Transcendental.

Brasília sediará a mostra entre os dias 24 e 27 de março. Logo em seguida, será a vez de Fortaleza (de 28 a 31 de março). "O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um. O Festival também se propõe a uma maior aproximação das várias denominações religiosas", diz Lucas de Pádua, coordenador do evento.


Lançamentos

 
Com a curadoria do crítico de cinema do Caderno 3, Pedro Martins Freire, o evento é organizado pela Estação da Luz - coprodutora e realizadora dos filmes "Chico Xavier" e "Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito". O Festival vai homenagear o ator Nelson Xavier por ter vivido duas vezes o médium Chico Xavier no cinema.

 
Além da justa homenagem, o evento contará com os lançamentos de "As Mães de Chico Xavier", produção cearense, dirigida por Halder Gomes e Gláuber Filho; e de "Contestado - Restos Mortais", que tem a direção de Sylvio Back. Também serão exibidos os filmes estrangeiros: "A árvore", de Julie Bertucelli, e "Ricky", de François Ozon, ambos franceses.

O I Festival de Cinema Transcendental contará com a Mostra Competitiva de Curta Metragem. Para Lucas de Pádua, esse será um momento de divulgação de novos talentos. "A mostra servirá para revelar diretores e produtores, interessados em explorar esta temática. Com a premiação, visamos estimular a produção de vídeos e filmes do gênero", avalia.

 
Os curtas vencedores serão premiados com o Troféu Luz, no dia 27 de março, em Brasília, onde serão eleitos os ganhadores das categorias Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Em Fortaleza, além dos filmes já previstos na programação, serão exibidos os curtas vencedores. De acordo com Pádua, "o público pode esperar um evento solidário, com arrecadação de alimentos. Será um momento de confraternização de pessoas de vários pensamentos e correntes, unidos pelo ideal do bem e do amor. O público vai participar de um evento com filmes de qualidade, selecionados por críticos especialistas, e respeito à diversidade religiosa".

 
O cineasta Glauber Filho vê com bons olhos a proposta de uma mostra temática em meio a tantas que acontecem no País.

"De uma certa forma a maioria dos festivais no Brasil não se diferenciam. São muitos com as mesmas propostas e com filmes repetidos. Nesse sentido acho positiva a existência de festivais temáticos. Contudo, é importante que o festival também compreenda a transcendência além do limites da religiosidade. Este festival já aponta para isso. Exemplo: O ´Contestado´, do Silvio Back, será uma das obras exibidas. Acredito que sim. Há um aumento notório de obras espiritualistas sendo produzidas, não somente no Brasil. Destas existem aquelas que não conseguem ser distribuídas e, por consequência, não são assistidas pelo público. O festival é uma ótima oportunidade".



Programação

Dia 28 (abertura)
A árvore (L´Arbre, Itália, 2010),de Julie Bertucelli. O filme mostra as estranhas manifestações que acontecem na vida de uma família numa pequena aldeia na Austrália. Após a morte do marido, uma jovem viúva tenta seguir a vida junto aos filhos, se apegando ao trabalho para superar a dor. Quando as coisas, enfim, parecem se ajeitar, a oportunidade de um novo amor acontece. Mas, misteriosamente, uma enorme figueira no quintal, onde sua pequena filha acredita ser a nova morada do pai depois que ele "virou anjo", não para de expandir comprometendo cada vez mais as estruturas da casa.

 
Dia 29
Ricky (Ricky, França, 2010), de François Ozon. Quando Katie, uma mulher comum, conhece Paco, um homem comum, algo de mágico e milagroso acontece: uma história de amor. Dessa união nascerá um bebê extraordinário: Ricky.

Dia 30
Contestado - Restos Mortais (Brasil, 2010), de Sylvio Back. Com o testemunho de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica com especialistas, o filme é o resgate mítico da chamada Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o sangrento episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa de terras, mesclado à eclosão de um surto messiânico de grandes proporções.

 
Dia 31

As mães de Chico Xavier (Brasil, 2011), de Gláuber Filho e Halder Gomes. As histórias das três mães, Ruth (Via Negromonte), cujo filho um jovem que enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a perda do filho junto com o marido, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do Médium.

 
MAIS INFORMAÇÕES

 
I Mostra de Cinema Transcendental - de 28 a 31 de março, em Fortaleza. As exibições acontecem no Multiplex UCI Ribeiro - Sala 1 (Shopping Iguatemi).

Contato: Tel. (85) 3260-5140 site: http://www.cinematranscendental.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura