Começa a Semana Santa na Rússia



 No último domingo antes da Páscoa da Igreja Ortodoxa, os fiéis celebram uma das festas religiosas mais importantes: a Entrada de Jesus em Jerusalém. Na Rússia, esta festa se chama Domingo do Salgueiro. Neste dia, os crentes levam às igrejas ramos de salgueiro, arbusto que é um dos primeiros a florir na primavera das altas latitudes do hemisfério norte. Neste ano de 2013, o 28 de abril é o Domingo do Salgueiro.
Na Rússia cristã ortodoxa, o salgueiro é o símbolo do Domingo de Ramos. Ele representa os galhos de palmeira com que os habitantes da Jerusalém saudaram a entrada de Jesus Cristo na cidade.
Desde tempos ancestrais se atribuem aos ramos sagrados do salgueiro propriedades medicinais. No Domingo do Salgueiro, as pessoas que queiram se livrar de doenças ou outros problemas devem comer nove brotos dos ramos abençoados.
Até meados do século XVIII, nas cidades e aldeias russas eram organizadas procissões solenes encabeçadas por autoridades eclesiásticas e simples sacerdotes montados em jumentos ou cavalos. Em Moscou, por exemplo, o próprio czar puxava o jumento montado pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura