IBOPE revela hábitos de consumo dos evangélicos no Brasil
Como comprovado pela pesquisa Ibope, a pedido da organização da EXPOCRISTÃ, que
neste ano acontece de 07 a 12 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo, os
evangélicos tem poder de compra e movimentam segmento de produtos.
Pelo estudo
realizado com líderes, lojistas e visitantes da edição 2009, 70% deles têm
carro próprio, pretendem comprar, nos próximos meses, TV de LCD/LED (cerca de
40%).
A pesquisa quantitativa foi
realizada com 530 pessoas durante o evento que reuniu 153 mil pessoas. Foram
entrevistas pessoais que incluíram líderes religiosos, lojistas, visitantes da
edição 2009. A margem de erro de 4,2% com nível de confiança de 95%.
Do total dos entrevistados 66%
eram homens e 34% são mulheres com media de 34 anos. Os perfis de visitantes
são das classes B e C, com 56% e 32%, respectivamente.
Dos líderes entrevistados 70% têm
carro e pretendem comprar, nos próximos seis meses, TV de Plasma/LCD e LED,
cerca de 40%. No quesito bens e serviços, 19% dos evangélicos pretendem
adquirir celular, TV por assinatura (21%) e computador (22%)
Pela pesquisa 75% dos frequentadores
tem imóvel próprio, 58% cartão de crédito; 50% plano de saúde e pretendem
gastar seus rendimentos nos próximos seis meses com roupa esporte (camiseta,
jeans, shorts), 79% e roupa social (68%).
Do grupo entrevistado, 86% frequentam
a igreja 7,6 vezes no mês, vão a restaurante uma vez por semana (27%) e não frequentam
estádio de futebol (82%). A música é instrumento de identificação do grupo: 98%
ouvem música com frequência e 73% compram livro mensalmente.
A pesquisa apontou
ainda que 73% assistem programas religiosos regularmente. Silas Malafaia,
preletor da celebração inaugural da EXPOCRISTÃ, tem 49% da preferência. R.R
Soares vem em segundo com 38%
Para o presidente da EBF
COMUNICAÇÕES, empresa organizadora da EXPOCRISTÃ, Eduardo Berzin Filho, o
comportamento do consumidor cristão está mudando com tempo. Ele está ficando
cada vez mais exigente e buscando marcas de qualidade.
“As empresas estão
descobrindo o potencial de se investir no segmento cristão. É um segmento fiel,
ávido por bons produtos. Uma prova que neste ano empresas como Sony, Som Livre,
Ediouro, EMI, estão trabalhando neste grupo que deve representar 50% da
população brasileira até 2020”, enfatizou.
O segmento cristão movimenta
segundo estimativas de mercado, R$ 1 bilhão de reais em produtos por ano,
atraindo investidores de toda parte do mundo. Este crescimento de mercado
poderá ser conhecido durante a EXPOCRISTÃ, que acontece de 07 a 12 de setembro
no Expo Center Norte em São Paulo. A edição 2009 reuniu 153 mil pessoas
considerada a maior da América Latina.
Neste ano estão programados lançamentos com Diante do Trono, biografia de Aline Barros, shows com cantores, livros motivacionais e de autoajuda. Além de produtos como camisetas, viagens, produtos de beleza, joias, tecnologia, entre outros.
A celebração inaugural acontecerá no dia 08 de setembro com participação de autoridades civis, religiosas e eclesiásticas. O preletor será o pastor Silas Malafaia, apresentador do programa Vitória em Cristo.
Comentários