No Recife, fiéis celebram Frei Damião na expectativa pela beatificação – Por Alexandre Morais


A escolha do primeiro Papa latino e a vinda dele ao Brasil, em julho próximo, para a Jornada Mundial da Juventude, renovam a esperança dos devotos de Frei Damião de Bozzano. 

A expectativa dos católicos é pela beatificação do religioso italiano radicado em Pernambuco, já considerado santo pelo povo. Aberto em 2003, o processo teve a fase diocesana concluída ano passado e agora tramita nas comissões do Vaticano. 

A partir desta quinta-feira (23), fiéis rendem homenagens ao Apóstolo do Nordeste - como Frei Damião ficou conhecido, no Convento São Félix de Cantalice, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

“O processo [de beatificação] está caminhando bem. Frei Damião era conhecido aqui e na Itália. Agora temos o Papa Francisco, que é muito próximo de nós, por ser latino e por conhecer pessoas que conviveram com Frei Damião. A Igreja tem muito interesse na causa”, afirma frei Jociel Gomes, vice-postulador da Causa de Frei Damião, que mantém contato direto com o postulador-geral da Ordem dos Frades Capuchinhos em Roma, frei Carlo Calloni.

Há duas semanas, o Santo Padre canonizou os primeiros santos de seu pontificado, incluindo a madre colombiana Laura Montoya e a mexicana Maria Guadalupe García Zavala, uma das criadoras da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres. 

No início deste mês, a filha de escrava Nhá Chica foi beatificada pelo Santo Padre. Francisca de Paula de Jesus, mineira de São João del Rei, tornou-se a primeira negra beata brasileira. “Se Frei Damião for beatificado por ele, vai ser uma alegria muito grande”, ressalta frei Jociel.

A primeira parte do processo de beatificação de Frei Damião correu na Arquidiocese de Olinda e Recife. 

“Na fase diocesana, recolhemos toda a documentação e depoimentos de três testemunhas que alcançaram milagres. Eles são mantidos em sigilo. Agora o processo entrou na fase romana, que é quando a Santa Sé verifica os exames e apresenta o relatório ao Papa. São considerados milagres, por exemplos, problemas de saúde posteriormente curados e que a ciência não consegue explicar”, argumenta o vice-postulador da Causa de Frei Damião.

Neste ano, são esperados ao menos 70 mil romeiros na festa que marca os 16 anos da morte do frade capuchinho. Nascido na Itália, o missionário Damião de Bozzano dedicou 66 anos da sua vida para ajudar os mais pobres no Nordeste. 

“Vem gente de toda a região, principalmente do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas e Sergipe, além do interior de Pernambuco. Ele era muito querido”, comenta frei Jociel, que participará da missa de abertura nesta quinta (23), às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina. 

Após a celebração, que será presidida pelo bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, fiéis saem em procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix.

Memorial no Agreste

Ainda no segundo semestre deste ano, adianta frei Jociel Gomes, começa a ser erguido às margens da BR-104, em Caruaru, no Agreste do estado, o Memorial Frei Damião. O projeto prevê a construção, em uma área de 40 hectares, de um templo, museu, estacionamento e uma estátua do religioso, com 35 metros de altura.

“O terreno foi doado e contamos com o apoio do governo para a obra e de doações de fiéis. O espaço vai ficar em Caruaru porque, além de ser uma região central para outros estados do Nordeste, foi o local onde Frei Damião manteve nos anos 60 e 70 uma escola para os jovens carentes, sustentada com as missões que ele organizava na época”, explica o frei.

Quem quiser contribuir com a construção do memorial, orçado em R$ 30 milhões, pode fazer depósito de qualquer valor no Banco do Brasil, na agência 3250-6 e conta corrente 21000-5. Interessados nos detalhes do projeto devem acessar o site de Frei Damião.


Veja a programação da festa no convento do Pina:

Quinta (23)
19h - Missa de abertura da festa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina, com bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Após a celebração, haverá procissão luminosa com o Santíssimo Sacramento até o Convento de São Félix.

Sexta (24)
6h e 9h - Missas / Bênçãos de São Félix / Atendimento às Confissões
17h - Missa presidida pelo bispo de Nazaré (PE), dom Frei Severino Batista de França
18h- Louvor com padre Antônio Maria

Sábado (25)
6h e 11h – Missa
16h - Recitação do Ofício de Nossa Senhora
17h - Missa presidida pelo bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom Rosalvo Cordeiro
19h – Louvor com padre João Carlos
Domingo (26)

4h - Alvorada festiva seguida de missa
6h e 8h – Missas
10h - Missa solene da Santíssima Trindade, presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.
14h – Missa
17h – Missa

Sexta (31)
- 16 anos de Frei Damião na Casa do Pai
6h, 9h, 11h e 17h – Missas / Bênçãos de São Félix / Atendimento às Confissões / Coroação da imagem de Nossa Senhora / Encerramento da festa

Serviço:

Festa de Frei Damião
De quinta (23) a sexta (31)
Convento de São Félix de Cantalice
Rua José Rodrigues, nº 160 - Pina (próximo ao antigo Aeroclube)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura