Mianmar censura "Time" por matéria sobre o budismo para evitar aumento de distúrbios

Em mensagem televisiva transmitida nesta quarta-feira (26/6), o governo de Mianmar declarou que pretende "evitar o aumento dos distúrbios raciais e religiosos" no país com a censura da publicação da edição de julho da revista Time, que mostra na capa o monge budista Wirathu, acusado de alimentar a violência sectária no país sob o título "A cara do terror budista".

Segundo a EFE, defendendo o budismo em Mianmar e rejeitando qualquer forma de associação da religião ao terror e à violência, o gabinete do presidente birmanês, Thein Sein, emitiu comunicado no último domingo (23/6). 

“O que escreveu a revista Time pode levar a mal-entendidos sobre a religião budista em Mianmar e prejudica os esforços para conseguir a conciliação inter-religiosa em Mianmar", disse.

O país asiático tem cerca de 60 milhões de habitantes, dos quais 89% são budistas, 4% muçulmanos e o restante de outras religiões.

Capa da Time, Wirathu é o líder de um movimento radical de monges budistas birmaneses que afirmam que a minoria muçulmana do país ameaça a pureza racial e a segurança nacional.

Esse grupo, conhecido por utilizar os dígitos 969 que é uma referência às virtudes de Buda, pediu restrições ao casamento entre budistas e muçulmanos e o boicote aos negócios de propriedade dos muçulmanos.

Cerca de 250 pessoas morreram durante os enfrentamentos entre budistas e muçulmanos que começaram há mais de um ano no estado de Rakhine, nordeste de Mianmar, e que se espalharam por diversas províncias do país.

A ONU, os Estados Unidos, a União Europeia e os governos de outros países expressaram preocupação com os distúrbios que podem contribuir para acabar com as reformas que ocorrem em Mianmar após quase 50 anos de regimes militares.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura