Teologia da Saúde

 Teologia da Saúde é uma agradável surpresa editorial em Teologia no Brasil. Temos entre nós abundantes publicações sobre a teologia da dor, do sofrimento, da doença e da morte, mas quase nada sobre a “teologia da saúde”. 



Faltava alguém que assumisse o desafio de refletir e aprofundar uma perspectiva teológica positiva da saúde, uma leitura evangélica da vida em chave de “saúde e salvação”.

O livro é um resultado de trinta anos de dedicação à Pastoral da Saúde. Estamos diante de um compêndio do pensamento de uma pessoa apaixonada e dedicada à saúde-salvação como responsabilidade individual dos comprometidos com o Reino de Deus. É um presente para a Igreja e para todos aqueles que trabalham na área da saúde.
A tarefa de elaborar uma Teologia nesse âmbito levou o autor a considerar a condição humana e a experiência de viver responsavelmente o significado da salvação cristã, como uma experiência de saúde. Isso se traduz também numa maneira nova de olhar a história da salvação: a fé como algo saudável, a pastoral como um espaço de recuperação e cura, e a vida como um dom maravilhoso de um Deus que deseja que vivamos “em abundância” (Jo 10,10). 

Autor


Francisco Álvarez é camiliano e ex-provincial da Província Camiliana da Espanha. Doutor em Teologia da Pastoral da Saúde, professor da mesma área no Camillianum, Instituto Internacional de Teologia da Pastoral da Saúde (Roma, Itália), diretor da Revista Humanizar, publicação do Centro Camiliano de Humanização e Pastoral da Saúde de Madri, e conferencista internacional e autor de livros e artigos na área da Espiritualidade Camiliana, Pastoral e Teologia da Saúde.

Fonte: paulinas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura