sábado, 2 de novembro de 2013

Peru encontra vestígios de templo cerimonial pré-inca de 3.000 anos

Vestígios do "Oráculo de Congona" foram encontrados na região de Lambayeque, no Norte do Peru, informa o Ministério da Cultura do país. 

Ele foi construído há 3.000 anos na parte alta do vale agrícola com um sistema de câmaras subterrâneas com figuras de serpentes, felinos e aves adorados pelos habitantes da época.

Arqueólogos peruanos encontraram um templo cerimonial de 3.000 anos que era usado para prestar culto aos deuses da cultura pré-inca Chavin na região de Lambayeque, no Norte do país, informou o diretor do projeto, Walter Alva.

"Descobrimos um templo cerimonial de 3.000 anos de antiguidade que servia como recinto secreto onde os sacerdotes celebravam cultos aos seus deuses", disse Alva à AFP.

O "Oráculo de Congona", como seus descobridores o denominam, tem plataformas perfeitamente construídas com um sistema de câmaras subterrâneas com figuras de serpentes, felinos e aves que adoravam os povoadores da cultura Chavin, explicou o arqueólogo.

"É um santuário estrategicamente situado na parte alta de um vale agrícola. Estamos falando de estruturas muito bem talhadas, onde se vaticinava os destinos dos antigos habitantes", informou o estudioso na cidade de Chiclayo, a 750 km de Lima.

Alva afirmou que foram encontrados dois monólitos, em forma de coluna cilíndrica e talhados com iconografia de felinos da cultura Chavin. O arqueólogo disse que após esta descoberta se propõe como hipótese que cada vale da região Lambayeque possui na parte alta um templo dedicado ao culto da água e da fertilidade.

"Esta descoberta comprova que a cultura Chavin se expandiu até zonas muito afastadas", acrescentou.

O templo, descoberto há um mês, fica na comunidade rural de Congona, no distrito de Cañaris, a 2.800 metros de altitude. A cultura Chavin (900-200 a.C.) foi uma civilização pré-inca que se desenvolveu e teve seu centro de desenvolvimento no distrito de Chavin de Huantar, localizado na região de Ancash.

Os moradores de Chavín se espalharam por grande parte da região andina abrangendo ao norte até os departamentos (Estados) de Lambayeque e Cajamarca e ao Sul até os departamentos de Ica e Ayacucho.





Nenhum comentário: