Exposição no parque mostra templos religiosos – Por Paulo Roberto Scalabrin

No período de férias, quem não foi viajar, procura diversão na própria cidade em que reside ou nos arredores. 

Um dos locais onde é possível realizar diferentes atividades como prática de esportes e caminhadas, oferecendo espaço recreativo para as crianças, muita área verde e uma bela exposição fotográfica é o Espaço Verde Chico Mendes.

O parque, além de contar com as quadras poliesportivas, têm aparelhos para prática de exercícios, brinquedos entre outros atrativos. 
O destaque da programação deste mês é a  exposição: “Igreja: os templos da fé”, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul encerra a temporada em janeiro.

Em cartaz desde início de novembro, a mostra traz imagens das construções criadas para a celebração dos cultos religiosos no município e apresenta além de diferentes concepções arquitetônicas, a síntese de mudança que as religiões provocam na vida das pessoas e no cotidiano urbano.

Ao todo, um painel composto por 27 imagens é apresentado ao público. Destaque para uma reprodução fotográfica que apresenta imigrantes em frente a uma das paróquias mais antigas de São Caetano durante a celebração da festa de Santo Antônio. Segundo informa a Fundação Pró-Memória, o retrato foi feito no ano de 1908, ou seja, há mais de um século e é a imagem mais antiga da exposição.

História

Em meio às imagens, a instituição faz um registro histórico focado na diversidade religiosa. Igrejas católicas, metodistas, batistas, ortodoxas e evangélicas preenchem o painel com imagens em preto e branco.

Os interessados em conhecer um pouco mais da história de São Caetano poderão conferir a exposição, que fica em cartaz até o final deste mês. A entrada é gratuita e a classificação livre.

O Espaço Verde-Chico Mendes, onde está instalado o salão expositivo da Fundação Pró-Memória, fica na avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro São José. O salão está aberto das 8h às 18h Para mais informações ligue 4223-4780.

Aprendizagem é tema de exposição em Santo André

A educação é tema da exposição que está em cartaz, durante todo o mês de janeiro no andar térreo, do prédio do poder Executivo, no Paço Municipal de Santo André.

Intitulado: “Panorama da Educação em Santo André”, o evento é composto por 15 banners que traçam um retrato do processo de aprendizagem no município, focando as principais instituições de ensino como as creches, o Sabina Parque Escola do Conhecimento, Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, entre outros.

Os painéis também retratam a participação dos alunos em projetos como: “Música na Escola” e “Pela Vida, Não à Violência”A exposição fica aberta das 9h às 18h. O Paço Municipal fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura