Religiões afrodescendentes comemoram festejo - Por Jordana Cury

As comunidades de Umbanda, Candomblé e Quimbanda comemoram no próximo dia 20 os festejos de São Sebastião e do Orixá correspondente, Oxossi, Rei das Florestas, do Verde e Orixá da fortuna, que compõe as linhas de caboclo e cabocla da mata ou das florestas.

De acordo com o professor e pesquisador afro-brasileiro Antônio Cruz (Antônio de Ogum) explicou que as comunidades estão em festa e que a tradição fica por conta dos mais velhos. 

"Um exemplo é a Mãe Toinha de Oxossi, a umbandista mais velha de Teresina, que fica na zona Norte da cidade", acrescentou.

O professor disse ainda que comemorará a data na casa do Mestre Francisco, no bairro Santo Antônio, em Timon. "Esse senhor fará 50 anos de práticas espirituais no terreiro. Estamos aguardando a presença de umbandistas do Maranhão, Piauí e Bahia", completou.


Antônio Cruz destacou que em Timon o festejo terá início ao meio dia e só será finalizado depois das 6 horas da manhã do dia seguinte (21/01). 

A programação conta com uma procissão com o santo, que será iniciada por volta de 17h30, na qual o percurso será de 8 quilômetros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura