Encontro da Nova Consciência terá foco na intolerância e shows com banda belga Daau, Burro Morto e Val Donato

O tema principal do 23º Encontro da Nova Consciência que começa hoje, sexta-feira (28/02) às 18h, o tema será:

Direitos Humanos e Liberdade de Expressão

O Encontro que há 23 anos acontece na cidade de Campina Grande/PB sempre foi uma forma de atrair turistas e manter o campinense na cidade na época do Carnaval.

“A maioria dos moradores ia para o litoral ou outras cidades, então a equipe de turismo na época pensou esse evento. Um evento multicultural focado, à princípio, na questão religiosa”, pontuou Fábio Ronaldo, um dos coordenadores do evento. Além da questão religiosa, Fábio explica que o evento já abordou diversas questões, entre elas o Meio Ambiente, e agora será a vez da ética e dos direitos humanos.

A ideia é que durante cinco dias religiosos e não religiosos convivam em diálogo, sem tentar converter ninguém. “As pessoas entendem que conviver com o diálogo enriquece”, defende o coordenador. A estimativa de público por dia é em torno de 5 mil pessoas.

Estrelas

Entre as estrelas nacionais e internacionais deste ano estão o filósofo paulista Renato Janine Ribeiro, que estará pela primeira vez no encontro, e a banda DAAU, da Bélgica. Os shows também contarão com bandas como Burro Morto, Totonho e os Cabras e Val Donato.

Outros que garantem agitação no encontro é Luiz Peixoto, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, que atua orientado advogados na defesa dos manifestantes, e Maristela Grynberg, diretora da Rede de Defensores Independentes de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, que auxilia os moradores das favelas que têm que abandonar as casas por conta das ações da Copa.

Estrutura

Segundo Fábio, serão cerca de 30 encontros paralelos que estarão acontecendo durante o evento. Entre os eventos paralelos haverá o fórum da entidade religiosa, reunindo diferentes religiões e doutrinas para discutir a questão do respeito à diversidade religiosa na PB.

“No fórum teremos representantes de várias filosofias e religiões, como o Santo Daime, a Umbada, Protestantes e Católicos para discutir como fazer com que a intolerância vire tolerância e respeito. Isso deve ser combatido nas escolas e no nosso lar. Vamos ter uma amostra fotográfica vinda de Israel, chamada “Israel, Terra Santa”, que vai mostrar pessoas de diferentes religiões convivendo de forma pacífica naquele país”, revelou Fábio.

Onde acontece

O encontro acontece no SESC Centro e os eventos paralelos ocorrem na antiga Faculdade de Administração. Os shows serão realizados na praça do Viaduto, a Praça Augusto dos Anjos, sempre a partir das 22h.

Não é preciso fazer inscrição para participar. “O Encontro é totalmente gratuito, não precisa se inscrever para assistir as palestras ou participar dos encontros paralelos. A proposta é sempre trazer o conhecimento para que todas as pessoas, independente de classe social, religião ou orientação sexual, possam aproveitar”.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura