5000 Velas de cera irão iluminar o mercado de culturas em Lagoa/Portugal - Por Gerson Ingrês

Este evento que tem o Convento de São José em Lagoa como epicentro decorrerá nos dias 17, 18 e 19 de Abril. 

Ao longo de 3 dias artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar ao público os seus sabores, artes e tradições.

Nesta primeira edição a Cultura Muçulmana irá estar em destaque através de uma exposição de fotografias da Jordânia, de espectáculos de música árabe, afro-árabe e dança oriental e sufí com os grupos El Laff e Kurdufan. Haverá também diariamente workshops de dança oriental e darbouka (percussão). A igreja do Convento de São José será o cenário de uma (exposição / concerto) denominada as “Melodias de al-Andalus”.

Diariamente às 20h00 irá iluminar-se o Convento de São José e as ruas circundantes com 5000 velas de cera, com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), Triskle (cultura celta).

A gastronomia muçulmana também irá marcar presença com as espetadas kefta, os Döner kebap, os doces sírios Bucach, Backlagua e Asch Al Bulbul, e numa vertente mais sofisticada haverá um restaurante com pratos gourmet.

Cada noite o Dj Fábio Palma irá passar música “arabic chillout” com ritmos tradicionais do mundo árabe (Wahd Wo Noss, Malfouf, Zaffa , Maksoum, Masmoud , Saidi, Hagalla, Soudi , Ayubi) remisturados pelo próprio Dj.

O Mercado de Culturas…à Luz das Velas terminará diariamente com o espetáculo Oriental Drums (música e dança tribal com fogo).

Horários:


Dia 17 abril – 17h00 às 23h00
Dia 18 abril – 12h00 às 23h00
Dia 19 abril – 12h00 às 23h00

A entrada ao evento é gratuita ao público em geral




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura