Fiéis se reunirão para acompanhar a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis

Cerimônia será na próxima quinta-feira, às 7 horas, na Capela Menino Deus. A lavação faz parte da programação da Procissão do Senhor dos Passos.

Na próxima quinta-feira, dia 03 de abril, às 7 horas, fiéis de Florianópolis e região se reunirão na Capela Menino Deus para participar da cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos. Lavar a imagem faz parte dos preparativos para a maior manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos, que em 2014 completa 248 anos e será realizada nos dias 05 e 06 de abril.

A lavação, tradicionalmente feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa, é um dos pontos altos da programação da Procissão: consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis.

A Procissão do Senhor dos Passos está prestes a ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Sobre a imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos.

No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Em 2013, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em 19 igrejas de Florianópolis (Ilha e Continente). As réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros e Capoeiras. 

Após a Procissão, as réplicas serão recolhidas e os fiéis poderão apreciar a imagem original, durante todo o ano, na Capela Menino Deus.

Serviço:

Lavação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos
Onde: Capela Menino Deus - rua Menino Deus, nº 376 (anexo ao Imperial Hospital de Caridade), Centro, em Florianópolis.
Quando: 03/04, quinta-feira
Horário: 7 horas





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura