sexta-feira, 20 de junho de 2014

Omã faz mostra sobre Islã em São Paulo – por Aurea Santos

A exposição:

 'Tolerância, Entendimento, Coexistência'

Ocorre de 25 a 27 de junho, no Club Homs, com fotos e filme sobre a vida religiosa no país. Também é apresentada a modernidade da nação árabe.


De 25 a 27 de junho, a cidade de São Paulo irá receber a exposição: Tolerância, Entendimento, Coexistência, A mensagem de Omã sobre o Islã, que acontece no Club Homs. A mostra traz fotos e um filme sobre o tema.

O evento é uma iniciativa do Ministério das Doações e dos Assuntos Religiosos do Sultanato de Omã, com organização da embaixada do país árabe em Brasília e apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

“É uma exposição internacional. É muito importante ver qual o papel da religião na vida. Se você olhar as guerras no mundo árabe hoje, elas não estão relacionadas à religião”, afirma Khalid Salim Al Jaradi, embaixador de Omã no Brasil. Ele conta que a mostra já passou por outras 46 cidades pelo mundo.

O embaixador destaca que em Omã os muçulmanos se dividem em três linhas do Islã: o sunismo, o xiismo e o ibadismo. “Eles vivem juntos como irmãos. São um exemplo real de vida, de que não é preciso brigar”, afirmou, referindo-se à boa convivência entre as diferentes vertentes religiosas.

A exibição conta com um total de 44 fotos e é dividida em duas partes. A primeira retrata a tolerância religiosa em Omã e a segunda mostra os aspectos de modernidade no país do Golfo. Já o filme, com duração de 30 minutos, aborda a vida no país e a convivência dos muçulmanos com os praticantes de outras religiões.

Segundo Al Jaradi, a mostra já passou por países como Estados Unidos, Reino Unido, Paquistão, Irã, Espanha e Japão. No Brasil, após passar pela capital paulista, o evento segue para Foz do Iguaçu, no Paraná, de 30 de junho a 04 de julho. Para o ano que vem, o embaixador revela, há planos de levar a exibição para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo.

Serviço
Exposição Tolerância, Entendimento, Coexistência – A mensagem de Omã sobre o Islã
De 25 a 27 de junho
Local: Club Homs
Avenida Paulista, 735 – São Paulo
Das 10h às 20h
Entrada gratuita



Nenhum comentário: