Teologia e Ciências da Religião - Sites de Revistas e Publicações Acadêmicas

É uma publicação da Fraternidade Teológica Latinoamericana - FTL.



Divulgam artigos que apresentam a contribuição da teologia com os debates que se desenvolvem na esfera pública da sociedade e na universidade, com abertura ao diálogo com as ciências, com a cultura e as religiões. Periodicidade mensal. Publicação da Sociedade Paul Tillich do Brasil e do Grupo de Pesquisa Paul Tillich do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. 


Revista da Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo da Igreja Metodista é um espaço para o encontro e o diálogo entre Igreja, Universidade e Sociedade. A revista promove a conversa transdisciplinar das diversas áreas da teologia (Bíblia, Teologia e História, Pastoral) e das ciências humanas e sociais para oferecer aos/às discentes do curso de teologia exemplos para uma colaboração e um intercâmbio construtivo, auto-crítico e profético entre igrejas, universidades e a sociedade. Sobre o foco da fé cristã, ela busca promover a compreensão adequada de todos os aspectos e fenômenos da vida e expressões da humanidade, das suas diversas culturas, religiões e etnias, como parte de um só eco-sistema, em busca da sua sustentabilidade.


É uma publicação semestral que visa divulgar a produção científica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), bem como estabelecer intercâmbio científico com pesquisadores(as), outras instituições e demais programas na área de Ciências da Religião no Brasil e no exterior. 



É uma publicação trimestral on line da Editora Paulinas, que desde de 2005 persegue o objetivo de promover a divulgação e a discussão de novas tendências na pesquisa da área de teologia, em suas interfaces com com os estudos de filosofia, literatura e ciência da religião. Sua propostas é estabelecer diálogo com autores nacionais e internacionais, acolhendo artigos de pesquisadores de outros países e divulgando a produção brasileira a outros centros de pesquisa e ensino teológicos. Para isso, o Conselho Editorial estabelece um seção de artigos, que pode ou não ser temática, que acolhe textos inéditos frutos de pesquisa, e uma seção de notas que divulga principalmente os trabalhos de novos pesquisadores, bem como antecipa ao público brasileiro excertos de obras inéditas a serem publicadas no Brasil nos próximos anos. A revista é complementada por seções que dialogam com a pastoral, a espiritualidade, a reflexão bíblica e a literatura em geral, além de resenhas de publicações significativas. A revista procede por revisão (peer review) entre os membros do Conselho Científico em sistema duplo de revisão anônima (blind review). O título abreviado da revista,l a ser utilizados em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas é Ciberteologia. O acesso e download dos artigos da revista são gratuitos, mas nenhum excerto pode ser reproduzido sem autorização expressa da Editora. 



Em consonância com as tendências contemporâneas de estudo do fenômeno do campo religioso, tem como objetivo publicar artigos que reflitam a religião na interface das ciências humanas e sociais; é a religião sob o olhar da Teologia Reformada, da História Social, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia, da Educação e da Filosofia. Discussões no campo religioso.







É uma publicação da Sociedade Paul Tillich e do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. 





Propriedade do Instituto Universitário ISEDET, é publicado anualmente. Em suas páginas encontram-se artigos inéditos de teologia e disciplinas afins, produto das investigações de docentes do IU ISEDET e de colaboradores externos. É uma publicação dirigida a pastores, docentes, egressos e todos aqueles que possuem interesse na investigação e reflexão sobre a Bíblia, a história, as doutrinas cristãs e o mundo contemporâneo e seus desafios a partir de uma perspectiva cristã.



É um instrumento acadêmico da Faculdade Batista de Minas Gerais. Publicamos artigos relacionados à teologia, à religião e ao diálogo da teologia com outras áreas do conhecimento.



É uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Circulando desde 1985, ela tem por objetivo divulgar artigos científicos, relatos e resenhas sobre o fenômeno religioso, contemplando temas ligados a áreas interdisciplinares como: Ciências Sociais e Religião; Literatura e Religião no Mundo Bíblico; Práxis Religiosa e Sociedade; e Teologia e História.



É um periódico semestral e tem como missão oferecer um fórum privilegiado para os debates teológicos sobre temas candentes, considerando a estreita ligação entre fé e religião, por um lado, com a sociedade, economia, política, ecologia e questões de gênero e etnias, por outro, de forma autônoma diante de outras teologias, como a européia ou norte-americana, mas, por outro lado, sensível à interdependência dos países e saberes num mundo.



É uma publicação do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.



É um periódico bimestral da Pontifícia Universidade Católica de Goiás que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e da Religião, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais. 



Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, classificada como A2 no QUALIS de sua área (Filosofia, sub-área Teologia), e tem por missão veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa, especialmente nas áreas das Ciências da Religião, Filosofia e da Teologia, da formação acadêmica crítica e integral, aberta ao diálogo, à perspectiva interdisciplinar e à pluralidade de idéias. A revista é multilíngue e publica trabalhos em espanhol, francês, inglês, italiano e português, na forma de artigos, comunicações (como entrevistas, estudo de casos), resenhas e notas bibliográficas e resumos de dissertações e teses. Todos os trabalhos são submetidos ao check list das normas de publicação, à pré-avaliação de membro da Comissão Editorial e, se aprovados, são encaminhados à avaliação externa: os artigos científicos (Dossiê e Temática Livre) são enviados a dois (2) avaliadores ad hoc para parecer (sistema de duplo cego ou Double Blind Review); as Comunicações seguem para um avaliador ad hoc. A seleção leva em consideração a originalidade, relevância e qualidade metodológica e científica. Avalia-se também sua adequação às normas da ABNT e da Editora PUC Minas.



 Cultura e Comunidade é uma publicação semestral impressa e eletrônica da Faculdade Católica de Uberlândia voltada para as Ciências da Religião e para as linhas de investigação das Humanidades e Ciências Sociais que se ocupam do estudo da cultura e dos diferentes tipos de comunidade que tenham ligação com a religião.



 É uma publicação da Fundação Kairós que tem como presidente emérito C. Renné Padilla. 



É uma publicação do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL - do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, que desenvolve pesquisas interdisciplinares na área de Gênero e Religião, abordando temas como: Religião, Direitos Reprodutivos e Aborto; Estudos Feministas e Cristianismo; Gênero, Cultura e Religião; Direitos Reprodutivos; Religião e Ética; Religião e Homossexualidade; Ecofeminismo: Tendência e Debates; Gênero, Violência e Religião; História, Gênero e Religião; Gênero e Religião: um caleidoscópio de Reflexões; Gênero, Religião e Modernidade; O Imaginário Feminino da Divindade e Gênero, Religião e Masculinidades; Gênero, Religião e Políticas Públicas; Gênero, Fundamentalismo e Religião.


Revista de Estudos e Pesquisa da Religião é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da UFJF. A proposta da revista Numen é ser um espaço para a divulgação de pesquisas relevantes para a compreensão da religião, com abertura para perspectivas diversas. Ela busca superação dos reducionismos simplistas na apreciação da religião, oferecendo oportunidade para contribuições oriundas de diversas áreas de conhecimento. Com isso, intenta promover o debate de idéias sobre o tema, possibilitando olhares complementares e críticas entre abordagens conflitantes. Evidentemente, Numen não se concebe como veículo de divulgação religiosa, mas sim de compartilhamento de estudos comprometidos com a abordagem necessária no âmbito de estudos de pós-graduação.



Revista Eletrônica da Faculdade Jesuíta de Teologia e 
Filosofia.



É uma publicação quadrimestral eletrônica de acesso livre do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP), filiado ao Programa de Pós-graduação em Teologia da Escola Superior de Teologia (Faculdade Est). Publica textos inéditos e revistos em inglês, português, espanhol e alemão de docentes vinculados a uma programa de Pós-graduação, na área da teologia ou da ciência da religião, e num espectro maior, das ciências humanas, das ciências sociais aplicadas e na área multidisciplinar, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões. 



Foi fundada em 1939 por Mons. Juan Straubinger como subsídio “para o entendimento da Sagrada Escritura”. Ele era animado pelo desejo de ajudar o Povo fiel de Deuos a se encontrar sempre mais com as riquezas do pão da Palavra.



Visa fortalecer a publicação e divulgação da investigação científica em ciências sociais e religiões, especialmente no Chile e na América Latina, em um contexto de abundante literatura em ciências sociais, mas raramente ligada a estudos religiosos.



É a primeira revista de teologia instalada na Internet (1993). Inpira-se nas grandes opções latinoamericanas. Ainda que fundamentalmente de teologia, incorpora também, interdisciplinarmente artículos de análises e materiais complementares. Produz ou envia de dois a quatro artigos por mês, sem periodicidade fixa. Às vezes reproduz textos teológicos clássicos, de caráter antológico, para fazê-los disponíveis na Rede, a partir da "coleção" de seus textos, como uma biblioteca teológica virtual. 



É uma revista semestral dedicada ao tema da religião em todas as suas possibilidades de relações com a sociedade. Está aberta a todos e quaisquer enfoques, tendências, perspectivas e propostas de interpretação, inclusive a diálogos ou confrontos interreligiosos, partindo do complexo de disciplinas das humanidades e ciências sociais. Foi criada em 1977 pelo Centro de Estudos da Religião (CER) e pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) , o qual atualmente a edita.



É um espaço aberto à reflexão teológica e ao acesso à dinâmica essencial da existência humana: viver em convergência com o espírito da investigação científica e com o espírito da investigação da fé. A pesquisa deverá ser desenvolvida dentro do aprofundamento teológico-científico, para favorecer a práxis transformadora do mundo, o crescimento da fé cristã e da pastoral da Igreja. É um debate que possibilita o diálogo com as outras ciências e contribui para a grandeza do pensamento humano contemporâneo. Esta revista conquistou um espaço ainda maior de publicação, ao tornar-se indexada na base de dados DOAJ.



É uma publicação eletrônica criada no primeiro semestre de 2001 sob o patrocínio do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Brasil.

Seus objetivos são informar o leitor sobre a pesquisa corrente (em especial no Brasil) e propiciar uma discussão meta-teórica em torno das Ciências da Religião. Ao mesmo tempo, a REVER pretende funcionar como elo de ligação para a discussão acadêmica internacional, abrindo espaço para artigos de autores de outros países, não só em língua portuguesa como também em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

A publicação é trimestral. Cada número de REVER traz uma seção temática que reúne artigos sobre um assunto específico. Outros artigos incluídos na parte principal da revista estão na seção Intercâmbio. Em Fórum, o leitor vai encontrar textos pontuais sobre temas diversos relacionados ao estudo das religiões. Outros textos e informações de interesse estão nas seções Resenhas e Notícias; por fim, a seção Links faz um direcionamento para alguns dos principais e-jornais internacionais na área das Ciências da Religião.



 (Ribet) é uma publicação semestral do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Iberoamericana da Cidade do México, para difundir e intercambiar investigações teológicas relevantes em torno de diversas áreas da teologia. 



É uma publicação da Fundação Kairós que tem como presidente emérito C. Renné Padilla. 



É uma publicação do Centro Loyola de Fé e Cultura, da PUC-Rio, que objetiva a divulgação dos conteúdos de formação trabalhados nos eventos promovidos pelo Centro. Atualmente, a Revista possui quatros linhas editorias:



É uma publicação da Pontifíciam Universidade Católica do Paraná.



É uma publicação do Instituto de Teología Fundamental. Facultad de Teología de Catalunya - Llaseres, 30 - 08190 Sant Cugat del Vallès (Barcelona).



Revista de Teologia é uma publicação da Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional (Costa Rica) sob a responsabilidade do Selo Editorial SEBILA, da Universidade Bíblica Latinoamericana; cuja finalidade é promover o desenvolvimento da investigação teológica ecumênica realizada na Costa Rica e em outras locais da América Latina por meio do diálogo com diversas disciplinas e campos sociopolíticos no continente. 



É uma publicação quadrimestral da Faculdade de Teologia da PUCRS, que objetiva divulgar a produção científica relevante em sua área de conhecimento.  



É uma publicação cuja missão é dar a conhecer a produção mais elaborada no âmbito da reflexão teológica que se faz tanto na Faculdade da Pontifícia Universidade Católica do Chile, como também aquela realizada por teólogos chilenos ou estrangeiros que incentivam um pensar teológico e sério da fé religiosa e cristã. 




É um órgão da Faculdade de Teologia da Pontififica Universidad Javeriana de Bogotá (Colombia), e tem sido publicada de maneira constante desde de sua aparição em 1951. Esta revsita é publicada semestralmente, e difunde trabalhos de reflexão, e pequisas feitas dentro e forada da faculdade que dão conta das tarefas teológicas. 


É uma revista trimestral de teologia, publicado sob a direção dos jesuítas nos EUA. Localizada na Universidade de Marquette, em Milwaukee, Wisconsin, está sob a direção geral de David G. Schultenover, SJ, em conjunto com seus consultores editoriais. O Editor de Resenha de Livros é Daniel R. Kendall, SJ, da Universidade de São Francisco. 



Tem como objetivo divulgar para os estudiosos e estudantes do Seminário, e outras instituições eclesiásticas e universidades, nacionais e estrangeiras, o resultado da pesquisa em diferentes áreas da Filosofia e da Teologia. Assim, e desde sua identidade católica, pretende dar uma contribuição de atualidade e rigor científico no ambiente acadêmico que promove a reflexão e o debate no contexto do pluralismo que caracteriza a nossa cultura contemporânea.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura