Especialistas discutirão ensino religioso em Belém

As pesquisas e as práticas pedagógicas no âmbito das Ciências da Religião serão tema de debates entre especialistas na área, em Belém. 

O XIII Seminário Nacional de Formação de Professores ocorrerá de 6 a 8 de novembro deste ano, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), e reunirá professores da educação básica, docentes de ensino superior e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

O período de inscrições e submissão de trabalhos completos aos Grupos de Trabalho (GTs) foi aberto no dia 20 de junho e segue até 20 de agosto. O evento é organizado pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper) e tem na coordenação a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do curso de Ciências da Religião e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

O seminário tem como objetivo a reflexão e a socialização de estudos e experiências pedagógicas relacionadas aos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento do Ensino Religioso no contexto da diversidade cultural religiosa e em uma perspectiva interdisciplinar. 

“Queremos possibilitar aos participantes um encontro de debates. O Ensino religioso é uma área de conhecimento que está na Educação Básica, mas ainda há controvérsias sobre como trabalhar esse ensino voltado à interculturalidade, já que cultura e religião são imbricadas. Vamos discutir como trabalhá-lo a partir das múltiplas crenças e religiões existentes no Brasil e na Amazônia”, destaca a coordenadora do evento e do curso de Ciências da Religião da Uepa, Lourdes Silva.

A Uepa é pioneira no Brasil na oferta da formação de docentes para o Ensino Religioso e de pesquisadores das Ciências da Religião. “A realização deste evento em Belém significa a consolidação de esforços. A Uepa começou corajosamente esse processo do curso em 2000 e percebemos que ele é um processo exitoso, que abrange não apenas a graduação, como também o mestrado”, completou a coordenadora.


Confira as normas de submissão de inscrição e outros detalhes no site: www.uepa.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura