segunda-feira, 7 de julho de 2014

Prefeito de Caxias do Sul - RS é Homenageado pelo Superior Órgão Internacional de Umbanda e Cultos Afros

Alceu recebeu o certificado 6º Tridente de Lei da Lei de Exu na noite deste sábado.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho foi homenageado, na noite deste sábado (05/07), pelo Superior Órgão Internacional de Umbanda e Cultos Afros-Brasileiros. O núcleo estadual do SOI tem sede em Caxias do Sul e é comandado pelo Pai Ademir de Oxum.

Alceu recebeu o certificado 6º Tridente de Lei da Lei de Exu e placa alusiva ao evento, que contou com cerca de 600 pessoas, no Restaurante Tulipa no Parque da Festa da Uva.

O Pai Ademir, explicou que não foi fácil organizar o encontro, principalmente devido ao tempo chuvoso dos últimos dias. "Sou ambientalista acima de tudo, mas quando Exu é solicitado responde de imediato", disse. 

Ademir também destacou o preconceito ainda sofrido pelos que optam pela umbanda, mas que o número de adeptos cresce na cidade. Caxias tem hoje cerca de mil terreiros. Ele agradeceu a presença do Prefeito Alceu e do vereador Henrique Silva, representante da Câmara de Vereadores na ocasião. 

O Prefeito agradeceu pela homenagem. Disse que participa dos cultos sempre que convidado, pois conhece vários integrantes da umbanda de longa data. 

"A religião é uma opção e temos que respeitar a particularidade de cada pessoa. Existem vários tipos ainda de preconceito, Pai Ademir, mas vocês são guerreiros, e o que importa é o trabalho que vocês fazem", destacou. 

Alceu ainda saudou os visitantes de outras cidades. "Foi uma excelente escolha fazer o 6º Tridente aqui nos Pavilhões. É um local de alegria, de festa para nós, caxienses, e público, para todos. Onde acontece a Festa da Uva, que celebrou a diversidade. Caxias preza pelo plural, sintam-se abraçados aqui", afirmou o Prefeito, agradecendo a homenagem. "Recebemos esse certificado em nome do Município de Caxias. Muito obrigado".


Após a homenagem ao Prefeito, ocorreu o jantar de confraternização, seguido de entrega de certificados aos Pais de Santos e rituais da religião.



Nenhum comentário: