Religiões afro-brasileiras são temas de palestra e lançamento de livros – Por Janine Bargas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) e o curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem nesta quinta-feira, 11, às 9h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a palestra: 

"Memórias de um Pesquisador Visitante: 
o campo religioso afro-brasileiro em Belém do Pará à década de 70"

Que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Peter Fry. 

Na sexta, dia 12, às 18h30, na sede da Federação Espírita Umbandista, as religiões de matriz africana também estarão em foco no lançamento do livro: "Tambor das Flores e FEUCABEP: 50 anos de História", da professora Anaíza Vergolino.

Para a coordenadora da Licenciatura Lourdes Santos, os eventos representam uma oportunidade de intercâmbio acadêmico para professores e alunos e são marcos importantes para a área. 

“O professor Peter é reconhecido nacional e internacionalmente e agora vem nos brindar com o conhecimento adquirido em sua trajetória de pesquisa. Em relação à professora Anaíza, teremos a chance de trocar saberes com uma das pioneiras da Amazônia no estudo do campo religioso também como um campo cultural. A intenção é, realmente, promover essa interação”, ressalta.

Peter Henry Fry é antropólogo social pela Cambridge University (1963) e Doutor, também em Antropologia Social, pela University of London (1969). Escreve sobre religião, sexualidade e relações raciais e é editor do jornal da Associação Brasileira de Antropologia, Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology. Anaíza Vergolino é historiadora, Mestre e Doutora em Antropologia Social. Professora Adjunta 4 (aposentada) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serviço:

Palestra: "Memórias de um Pesquisador Visitante: o campo religioso afro-brasileiro em Belém do Pará à década de 70", de Peter Fry
Data: 11/12/2014
Local: Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Tv. Djalma Dutra, s/n (entre Rua do Una e Municipalidade), bairro do Telégrafo
Hora: 9h

Lançamento: "Tambor das Flores" e "FEUCABEP: 50 anos de História", da professora Anaíza Vergolino
Data: 12/12/2014
Local: Federação Espírita Umbandista (FEUCABEP). Tv Enéas Pinheiro, 697 (entre Pedro Miranda e Marquês), bairro da Pedreira.
Hora: 18h30


Janine Bargas - Universidade do Estado do Pará



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura