terça-feira, 10 de março de 2015

Primeiro guia brasileiro dá dicas sobre o caminho de Santiago de Compostela


Abandonar os antigos hábitos, se libertar das pressões do cotidiano e mergulhar na busca de novas soluções é a motivação de muitos que decidem percorrer os caminhos que levam à Santiago de Compostela. 

Esse trajeto foi tema de filmes, romances, músicas, poemas e, agora, o jornalista Daniel Agrela lança o primeiro guia brasileiro, que apresenta o percurso com dicas e relatos diários que podem ser úteis para o/a peregrino/a de primeira viagem ou até para aquele/a que gostaria de retomar esse projeto há muito engavetado.

Existem vários trajetos, rotas espalhadas por toda a Europa, que se encontram nos caminhos espanhóis. Dividido em três partes, Orientação, Preparação e Direcionamento, ‘O guia do viajante do Caminho de Santiago, Uma vida em 30 dias’, publicado pelo Selo Generale, da Editora Évora, é baseado na experiência do autor que, por duas vezes (2007 e 2010), caminhou os quase 800 quilômetros que ligam Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha.


Ao orientar sobre o grau de dificuldade de cada etapa, o livro traz dicas sobre os melhores períodos para realizar o caminho, custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico, itens necessários para levar na mochila, as diferentes rotas existentes, cuidados durante a peregrinação e até pequenos detalhes, como as temidas bolhas nos pés, além de mapas topográficos e imagens de todas as etapas.

"Viver por 30 dias a experiência do Caminho de Santiago é um desafio de sobreviver com o essencial, já que todas as suas necessidades precisam caber em uma mochila, que vai te acompanhar ao longo da jornada”, ressalta Agrela. 

"O guia do viajante do Caminho de Santiago, Uma vida em 30 dias” também traz relatos de outros peregrinos, desde donas de casas até executivos das maiores companhias do mundo, que, no momento de alto nível de estresse, se recolheram a fim de renovar as energias e, sobretudo, entender suas atitudes profissionais e pessoais para poder seguir em frente.

O guia pode ser encontrado nas livrarias e pelo site: www.editoraevora.com.br.

Sobre o Caminho

O Caminho de Santiago começou a fazer história quando, há 12 séculos, foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago, que, hoje, estão depositados na igreja da cidade de Santiago de Compostela. Para percorrer esse caminho, o itinerário mais famoso, que inclusive é destaque no livro, é o denominado "Caminho Francês”. Ele recebe a maioria dos peregrinos vindos do continente europeu e chega a Santiago atravessando o nordeste da Espanha. Em 1987, esse trajeto foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu e, mais tarde, Patrimônio da Humanidade.

Sobre o autor

Daniel Agrela é jornalista e viajante profissional.

Daniel Agrela é viajante profissional. Formado em jornalismo, iniciou sua vida de mochileiro em 2002. Apaixonado por viajar e escrever, usa o faro de repórter para descobrir novas culturas pelo mundo e as retrata em seus textos. De todos os destinos já explorados por ele, o mais marcante e revelador foi a rota de Compostela, motivo pelo qual: "O guia do viajante do Caminho de Santiago, Uma vida em 30 dias” é seu livro de estreia. É autor do blog: "Brasileiros no Caminho” (www.brasileirosnocaminho.com.br)

Ficha técnica
Autor: Daniel Agrela
Origem: Brasil

Número de Páginas: 208






Nenhum comentário: