sexta-feira, 8 de maio de 2015

2º Seminário: Psicologia, Religião e Direitos Humanos


O interesse pelo fenômeno religioso marcou a obra de vários dos pioneiros da Psicologia dado o valor por eles atribuído às experiências religiosas para a compreensão do dinamismo psíquico. 

As relações entre Psicologia e Religião, no entanto, nem sempre foram isentas de tensão. Ora a Psicologia tendeu (como ainda tende) a reduzir o fenômeno religioso a processos meramente da ordem do psicopatológico, isolando-o de seu contexto cultural, ora a Religião tendeu (como ainda tende) a subordinar a Psicologia a seus interesses institucionais e a suas determinações doutrinárias. 

Dessa forma, se por um lado há que se ressaltar a relevância da compreensão científico-psicológica da religiosidade na construção de identidades e de relações intersubjetivas, por outro lado, é imperativo preservar a independência da Psicologia, necessariamente laica (sobretudo em sua ação clínica), de equívocos epistemológicos passíveis de ocorrência na interface dessa Ciência com a Religião. 

O evento Psicologia, Religião e Direitos Humanos visa, a partir do foco central do Projeto Ético-político da Psicologia, que reconhece e respeita os Direitos Humanos, problematizar as relações da Psicologia com a Religião, com o Fundamentalismo, com as Comunidades Terapêuticas e, ainda, com outros fenômenos sociais cotidianamente confrontados pelo fazer psicológico. Tais confrontos convidam ao exercício contínuo da reflexão.


Conferencista
Geraldo de Paiva (IP-USP)

Debatedores
Jaira Rodrigues (CRPSC)
Aristeu Bertelli da Silva (CRPSP)

Coordenação
Wellington Zangari (IP-USP)

Submissão de trabalhos
Envie seu trabalho para diverpsi@crpsp.org.br, informando "Trabalho - 2º Seminário Psicologia, Religião e Direitos Humanos" no assunto do email.


Os Trabalhos deverão ser enviados até 12/05/2015.


Entrada Gratuita
Serviço:

Data: 12 de junho de 2015 (sexta-feira), das 8h às 18h
Local: Auditório Carolina Bori - Instituto de Psicologia, USP
Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, 1721. Cidade Universitária, São Paulo


Mais Informações: www.crpsp.org.br

 

Nenhum comentário: