III Festival Nacional de Cinema Cristão está com inscrições abertas - Por José Geraldo Magalhães



O Festival Nacional de Cinema Cristão (FNCC) está entrando em sua terceira edição. E as inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 30 de Junho. 

Em 2015, a grande novidade é que além das categorias de curtas, médias e longas metragens, documentários, animação, humor e séries, os filmes estrangeiros poderão participar do FNCC.

O regulamento e todas as orientações de envio das obras audiovisuais estão disponíveis no site: www.cinemacristao.com.br,  desde o dia 01 de maio, quando começamos a receber as inscrições. Os produtores e diretores que participaram das duas edições anteriores poderão inscrever novas produções. 

A Comissão Julgadora, que é formada por profissionais de cinema, selecionará os três melhores filmes de cada categoria e estes vão concorrer a uma estatueta. O ganhador só será anunciado no dia do evento, que está agendado para acontecer em outubro e já tem a presença musical confirmada de Alexandre Dias, Cristina Mel, Ilana e a Banda dos Bichos, Mariana Ava da Sony Music.

Dois dias antes da festa de premiação, acontecerá a Mostra de Cinema com debates, palestras e mesa redonda com grandes profissionais de cinema. A Mostra será aberta ao público.

O evento é uma produção da Agenda Cultural Brasil sob a direção da produtora cultural Veronica Brendler. Há três anos, ela iniciou esta grande festa que vem ganhando repercussão em todo o país, já que os profissionais de cinema tem ganhado ainda mais reconhecimento e projeção em seus trabalhos ao serem premiados e conquistarem estatuetas em uma verdadeira noite de gala.

Edições anteriores

A 1ª edição do FNCC aconteceu no dia 26 de Outubro em 2013, no Rio de Janeiro. Premiando 14 categorias, no estúdio da Rede Boas Novas de Televisão, o evento foi transmitido ao vivo para 4 continentes e com link em tempo real também pela internet. 

Pessoas de toda parte do Brasil e até do exterior assistiram o festival que seguiu o estilo do tapete vermelho do Oscar americano. Foram inscritas 140 obras cinematográficas e premiados os melhores profissionais em 14 categorias de longa metragem, curta metragem, documentário, animação e vídeo clipe. O longa-metragem: “O valor de um sonho” ganhou sete categorias. Os vencedores ganharam R$ 1 mil e uma estatueta criada pelo artista plástico Osvaldo Gaia.

Já o II FNCC aconteceu no Teatro Ipanema/RJ, em Novembro de 2014, e contou com a presença de diversos profissionais dos meios de comunicação e personalidades nacionais e internacionais. 

Em suas duas edições, a premiação foi um evento fechado e teve como objetivo principal premiar os melhores profissionais em suas categorias, além de informar e também estimulá-los a produzirem obras com mais qualidade para disseminar os valores cristãos e fomentar a cultura brasileira.

O longa metragem: “Metanoia”, que ganhou oito estatuetas, também terá o filme exibido no Gideon Media Arts Conference and Film Festival, em seu próximo festival nos EUA e o diretor do filme, Miguel Nagle, estará presente no evento. O Gideon é um dos maiores festivais de cinema cristão.

O evento também contou com uma convidada especial, a roteirista Vivian de Oliveira, que escreve as minisséries inspiradas em histórias bíblicas que são sucesso na Rede Record de Televisão e foi homenageada na ocasião.


Os vencedores ganharam R$ 1 mil e uma estatueta criada e doada pelo diretor, cantor e produtor musical de trilhas sonoras, Moses Gomes. Moses também produziu todas as trilhas para o Festival. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura