domingo, 26 de julho de 2015

Católicos diminuem 26% no país


Segundo pesquisa, 57% dos brasileiros ainda seguem a religião, que mesmo com menos fieis continua a ser a maior do território.

O catolicismo ainda é a maior religião brasileira, seguida por seis em cada 10 pessoas no país, mas encolheu 26% nos últimos 25 anos, segundo uma pesquisa da agência Hello Search.

Segundo o levantamento, atualmente, 57% dos brasileiros são católicos, em 1991, ano da visita do papa João Paulo 2º ao país, eram 83% na medição do Censo. 

Em contrapartida, as religiões evangélicas ganharam muitos fiéis. Em 2015, os pentecostais, corrente que reúne a Igreja Universal e a Assembleia de Deus, atingiram 16% de simpatizantes, enquanto os não pentecostais, como a Igreja Luterana e Calvinista têm 9%. Em comparação, no ano 1991 os dois grupos somados não passavam de 9%.

Entre entrevistados que declararam não ter religião o índice foi de 12%, com maior representatividade entre os jovens de 16 a 24 anos. Os simpatizantes do Espiritismo, Umbanda e “Outras Religiões” possuem 2% cada.  Já Candomblé e outras religiões afro-brasileiras têm apenas 1%. 

A agência ouviu mil pessoas de 70 cidades de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.  







Nenhum comentário: