quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PRECE e CIC ESPM lançam programa Reflexões


Seis encontros levarão participantes pelo complexo universo de temas ligados à religião, espiritualidade, mundo corporativo, política e mercado.

A ESPM lançou, em novembro de 2013, o Programa de Religião e Espiritualidade no Consumo e nas Empresas - PRECE, que configura um Núcleo de Estudos pioneiro que fomenta a pesquisa, o ensino e publicações a respeito da religião e espiritualidade no mercado e no ambiente organizacional.

O PRECE sistematiza as linhas de estudo e a pesquisa nesta área. Diversas escolas estudam a religião de maneira confessional e até mercadológica, porém o nosso escopo de trabalho é o enfoque na intersecção entre religião e mercado, área pouco explorada no país.

Cada vez mais a evolução tecnológica tem obrigado a sociedade a se transformar. As decisões devem ser tomadas num instante, quase impulsivamente. Refletir, retornar ao pensamento, observar, meditar, argumentar e considerar são características obrigatórias desta nova realidade.

A ESPM reconhece o desafio de pensar a convergência de mundos aparentemente distantes entre si, e por isso convida você a embarcar nessa jornada pelo conhecimento, mediada pelo Reflexões, um curso realizado pelo PRECE, em parceria com o Centro de Inovação e Criatividade ESPM - CIC, no qual todos poderão pensar sobre temas que afetam diretamente o cotidiano. 

Durante o programa, especialistas conduzirão os participantes pelo complexo universo de temas ligados à religião, espiritualidade, mundo corporativo, política e mercado. Serão seis encontros temáticos, com duas horas de duração cada, e acontecerão às quartas e quintas-feiras, das 19:30h às 21:30h, nos dias 16 e 17 de Setembro; 21 e 22 de Outubro; e 11 e 12 Novembro.

Àqueles que adquirirem os pacotes de encontros contarão com desconto especial (ticket para um encontro terá o valor de R$ 160,00, a partir de dois encontros 15% de desconto ou para todos os encontros com 30% de desconto). 

Programação

Nos dois primeiros encontros, em Setembro, serão tratados os temas: Religião, Políticas Públicas e Cidadania, com a presença do médico ginecologista e obstetra e Deputado Estadual (SP), Carlos Alberto Bezerra Jr., Presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); e Religião e o Futuro da Humanidade, com João Décio Passos, professor livre-docente da PUC-SP e professor do Instituto Teológico São Paulo. Já em Outubro, serão abordados os seguintes assuntos: 

Religião, Intolerância e Fundamentalismos, com o professor Heni Ozi Cukier, cientista político e professor de Relações Internacionais da ESPM, mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington D.C., atuou na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização dos Estados Americanos (OEA); e O Islã no Brasil: Cultura, Religião e Mercado, com Sheikh Abdel Hamed Mohammad Ali Metwally, formado em Teologia Islâmica pela Universidade Al Azhar no Egito, com Mestrado e Doutorado na mesma Instituição, professor de Crença Islâmica de acordo com o Alcorão e a Sunna na Mesquita Al Azhar Al Charif, Cairo, Egito. Imam e orador da Mesquita Brasil, primeira mesquita islâmica da América Latina.

No último mês do curso, em Novembro, os participantes trabalhão temas como:

Religiosidade, Espiritualidade e o Mundo Corporativo, com Ed René Kivitz, teólogo, escritor e pastor, além de mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e autor de diversos livros, entre eles "Vivendo com Propósitos" e "Outra espiritualidade"; e Religião, Ateísmo e Novas Espiritualidades, com o convidado Luiz Felipe Pondé, professor na PUC-SP e na FAAP, doutor em filosofia pela USP, mestre em filosofia pela USP, DEA pela Université de Paris 8 e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv.

Além dos convidados em cada tema, o curso contará com interlocutores da ESPM, que serão: Ismael Rocha, diretor acadêmico da graduação da ESPM SP; Andrey Mendonça, coordenador do PRECE na ESPM; Pedro de Santi, líder da área de Humanidades da ESPM; Luiz Fernando D. Garcia, diretor geral da graduação da ESPM-SP; e Mário René, coordenador do curso Ciências Sociais e do Consumo.

Evento: Reflexões

Data: 16 e 17 de setembro; 21 e 22 de outubro; e 11 e 12 novembro
Horário: das 19:30h às 21:30h
Local: ESPM-SP, Campus Prof. Francisco Gracioso Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo-SP
Outras informações: (11) 5085-4600 - http://www2.espm.br/cic  

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan: 'Ensina quem faz', a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio:

Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.






Nenhum comentário: