Pós-graduação realiza evento para debater religião e arte


A 4ª. Semana de Ciência da Religião e o Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciências das Religiões (Conacir) acontecerão entre os próximos dias 19 a 22 de Outubro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR), terá como tema central Religião e Arte. Apesar de o prazo para apresentação de trabalhos e exposição de banners já ter encerrado, é possível efetuar inscrição como ouvinte até o dia do evento, que é aberto a toda a comunidade acadêmica. 

Professores da rede pública de ensino estão isentos da taxa de inscrição, mediante comprovante, e para o restante do público, o investimento é de até R$ 40 e pode ser consultado na página da 4ª Semana de Ciência da Religião.

De acordo com o presidente da comissão organizadora, Emerson José Sena da Silveira, devido ao grande número de inscritos no evento em 2014, e também aos palestrantes de grande relevância na área de ciência da religião que vieram de várias universidades do Brasil, ele foi ampliado para nível nacional, com a proposta de caráter didático, originando o Conacir.

Além de debates e mesa-redonda, haverá nove minicursos simultâneos, com temáticas variadas e taxa de R$ 20. Os professores da Universidade Metodista de São Paulo, Helmut Renders e Paulo Augusto de Souza Nogueira debaterão, no primeiro dia, Religião e cultura visual.

Por conta da temática, nesta edição foi aberto edital para apresentações artísticas e exposições de arte. “O tema este ano é muito importante, pois reflete sobre as relações entre religião e arte, que são duas dimensões fundamentais da experiência humana. A arte com toda sua capacidade de transcendência e a religião com sua dimensão mística e espiritual. Ambas as experiências geram tensões, conflitos, mas geram também relações de aliança e interpretação”, ressalta Silveira.

Confira a programação completa da 4ª. Semana de Ciência da Religião e do Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciências das Religiões (Conacir).


Outras informações: Tel. (32) 2102-3116 
(Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião-UFJF).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura