'Terrorismo não tem religião': nas redes sociais, muçulmanos condenam ataques em Paris



Muçulmanos de diversas partes do mundo usaram as redes sociais para condenar os ataques ocorridos em Paris na última sexta, responsáveis pela morte de mais de 130 pessoas.

Em Turim, na Itália, jovens muçulmanas seguraram em protesto cartazes onde se lia a hashtag: #NotInMyName (“Não em meu nome”). Manifestações como essa ocorreram em vários outros países. Muçulmanos também estão usando hashtags como #TerrorismHasNoReligion ("Terrorismo não tem religião") e #MuslimsAren'tTerrorists ("Muçulmanos não são terroristas").

A comunidade muçulmana internacional também lançou mão da hashtag: #ISISisnotIslam (“Estado Islâmico não é o Islã"), em referência ao grupo autoproclamado "Estado Islâmico", que assumiu os atentados. “O profeta Maomé nos ordenou a não fazer mal a ninguém e disse que quem fizer o contrário não é muçulmano”, escreveu um internauta do Egito no Twitter.

Muitos também citaram trechos do Alcorão para condenar o atentado: “Quem mata um inocente é como se matasse toda a humanidade”, tuitou um outro usuário. 

'Não em meu nome'

Após os ataques de Paris, foi retomado o uso da hashtag: #NotInMyName, movimento que começou no Reino Unido em 2014 após decapitações de estrangeiros pelo “EI”.

O marroquino Wafi Abdouss, que tem um canal no YouTube, publicou um vídeo que já foi visto mais de 100 mil vezes. Nele, diz: “O que ocorreu em Paris foram ações cometidas por criminosos, que não representam nem os muçulmanos nem os árabes. Os jihadistas e os fundamentalistas só representam eles mesmos”.

Muçulmanos na Espanha também condenaram de maneira dura os ataques. Sami El Mushtawi, diretor do departamento de Cultura do Centro Islâmico de Madri, publicou um comunicado deixando claro seu “rechaço total a toda forma de terrorismo”. “Esse tipo de ação não tem justificativa nenhuma”, afirmou.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura