São Paulo recebe o 24º Congresso Interamericano de Educação Católica



A Confederação Interamericana de Educação Católica realizará seu Congresso trienal em São Paulo, Brasil. É a 24ª edição do Congresso Interamericano de Educação Católica, que acontecerá de 13 a 15 de Janeiro de 2016.

Segundo a justificativa do Congresso, o mundo vive, hoje, uma "verdadeira mudança de era, uma ‘transcendental mudança de paradigma’, que afeta o mundo em seu conjunto, a economia, a política e as culturas”.

Mudança de época caracterizada por uma série de transformações. O que, até o presente, vinha ocorrendo e funcionando de maneira instável, já não é mais, e o que está emergindo não se vê ainda com clareza para onde se dirige.

"Que futuro avistamos? Em que outro mundo possível apostamos? É nesta realidade e para ela em que deve ser proposta a educação inspirada no Evangelho e ser uma resposta pertinente para ela”, assinalam os organizadores.

Nessa nova realidade, a Escola Católica da América, com suas numerosas instituições educacionais, deve oferecer uma contribuição relevante à igreja, no caminho inaugurado pelo Papa Francisco.

Como motivo do 50º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis, em 2015; os desafios propostos pelo instrumento laboris "Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova”; e, a partir da reflexão feita na América pelos chefes de Estado, que fazem parte da OEI [Organização de Estados Iberoamericanos], através "das Metas 2021”; e dos bispos do Celam [Conselho Episcopal Latino-Americano], através do documento "Vão e ensinem”, o Congresso se propõe a redefinir o papel da Escola Católica para o século XXI, respondendo aos desafios que a realidade do continente apresenta.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura