Da modéstia a ostentação: a religião no Brasil


O bairro do Brás, em São Paulo, é uma amostra da fé brasileira.

O bairro do Brás, em São Paulo, é uma amostra da fé brasileira, o que inclui vários tipos de igrejas pentecostais. Os dados sobre religiões no país não são exatos. Segundo o censo, entre 1980 e 2010, o número de pentecostais subiu de 3,9 milhões para 25,4 milhões. Enquanto isso o número de católicos caiu de 89% para 65%.

Apesar de serem, em sua maioria, mais pobres, os pentecostais são os fiéis mais generosos. Um estudo de 2002-03 revelou que quando eles eram apenas 13% dos brasileiros, eles representavam 44% dos que pagam dízimo às igrejas no Brasil.

A igreja pentecostal mais conhecida do Brasil é a Assembleia de Deus, que conta com cerca de 70 milhões de fiéis ao redor do mundo. O grupo da Igreja Universal do Reino de Deus também se destaca. 

Iniciada em 1977 por Edir Macedo, um antigo funcionário de lotérica, que foi preso em 1992 sob acusação de charlatanismo, agora exibe um grande prédio, o Templo de Salomão, que abriu em 2014.

Nem todo mundo no Brás é Pentecostal. A modesta Igreja Católica de São João Batista, por exemplo, fica à sombra do templo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura