DF cria 1ª delegacia para crimes de intolerância religiosa


Criação foi motivada por ataques a terreiros de candomblé no DF e Entorno.

O governador Rodrigo Rollemberg sancionou nesta quinta-feira (21/01) lei que cria uma delegacia especializada para combater casos de intolerância religiosa. A delegacia foi proposta depois que quatro terreiros de candomblé foram incendiados no Distrito Federal e no Entorno nos últimos meses.

Durante a assinatura da lei, o sindicato dos policiais civis do DF fez um protesto em frente ao Palácio do Buriti, sede do Executivo local, contra a criação da delegacia. O sindicato diz que a Polícia Civil tem déficit de funcionários e que falta infraestrutura nas delegacias já existentes na capital.

De acordo com o GDF, 100 policiais civis e 20 escrivães serão contratados até o final de Fevereiro para compor a equipe. A nova delegacia funcionará no Departamento de Polícia Especializada. Segundo o governador, “é inaceitável” que na capital do país sejam aceitos casos de intolerância religiosa.

"Queremos um mundo que as pessoas apreciem e respeitem a diversidade cultural, natural e religiosa. A criação da delegacia é só um pequeno passo, uma pequena semente. É dever do governo proteger as pessoas".

O diretor da Polícia Civil, Eric Seba, disse ter sido questionado sobre a criação da delegacia. "Muitas pessoas disseram que já que existiam 31 delegacias espalhadas pelo DF e que não precisávamos de alguma especializada. E eu digo: por que retroceder? Queremos dar um passo pra frente. Como as mulheres têm locais específicos de proteção, as religiões também terão".

O autor do projeto, o deputado distrital Lira (PHS), disse que a delegacia vai registrar e abrir inquéritos nos casos que envolvam crimes praticados contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados, cuja motivação seja a intolerância religiosa.

"As vítimas terão um lugar acolhedor e eficaz para combater os crimes. Não faz sentido que em pleno século 21 as pessoas ainda não respeitem a diversidade das religiões. A diversidade deve ser respeitada e amparada pelo Estado, que se tornou laico desde a primeira constituição republicana, em 1891."

A administradora do terreiro de candomblé Axé Oyá Bagan, Adna Santos, conhecida como Mãe baiana, agradeceu ao governador Rodrigo Rollemberg pela criação da delegacia. Emocionada, ela caracterizou os adeptos da religião como "sofrido".

"Nosso terreiro foi destruído por um incêndio no fim de Novembro, uma cena lamentável. A delegacia será um local para todos, onde teremos respeito e segurança. Não queremos arma, queremos amor e paz".

Casos

O templo Axé Oyá Bagan, de matriz africana, no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá, entre o Lago Norte e Paranoá, foi incendiado na madrugada no dia 27 de Novembro do ano passado. Seis pessoas dormiam no local no momento, mas ninguém ficou ferido. O barracão ficou destruído. Esse foi o mais recente caso de ataque a locais de culto no Distrito Federal.

Em Setembro, dois templos de religiões de matriz africana foram incendiados em Águas LindasSanto Antônio do Descoberto, no Entorno. O terreiro de Santo Antônio, do babalorixá Babazinho de Oxalá, já tinha sido alvo de outros ataques.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura