sábado, 12 de março de 2016

Parque do Varvito recebe 1º Encontro de Culturas Afro Brasileiras-Itu/SP


 Acontece neste domingo (13/03), às 8h, no Parque do Varvito, o 

1º Encontro de Culturas Afro Brasileiras

O evento busca promover culturas com raízes africanas como a Capoeira e a Umbanda. Os participantes poderão ter contato com uma roda de capoeira, demonstrando um pouco de sua história, cultura e ancestralidade. 

Além disso, contarão com algumas músicas típicas da Umbanda (pontos cantados), e uma demonstração de ritual e oferenda ecológica. A Capoeira é, não só um esporte, como também uma disseminadora da cultura e costume dos nossos antepassados. 

"Além disso, ela traz aos seus praticantes musicalidade, disciplina, força, equilíbrio e paz interior”, explica Paulo Jamaika, professor na Associação Mundo Inteiro Capoeira. Sobre a Umbanda, o objetivo é mostrar que se trata de uma religião 100% brasileira. 

“A ideia é apresentar a religião e sua influência africana (Candomblé) e europeia (Catolicismo, Kardecismo). Também queremos desmistificar um pouco, pois ela não é uma seita perigosa. É uma religião, que prega o amor, a caridade, retidão e respeito ao ser humano e à natureza. Não tem segredos ou demônios”, explica Fernando Vira, Sacerdote da Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo.

O evento arrecadará produtos de limpeza que serão doados ao Parque do Varvito.






Nenhum comentário: