Galeria Theodoro Braga/PA recebe a exposição “Entre Luz e Escuridão”, de Paula Giordano



A exposição 

“Entre Luz e Escuridão – Fotografias de Paula Giordano”

Reúne 16 fotografias ‘fineart’, termo que faz referência à fotografia feita puramente por impulso artístico e estético em oposição àquela feita com objetivo documental ou publicitário. 

O conjunto de imagens leva o espectador a mergulhar na temática da religião, mais precisamente dos cultos de umbanda e do candomblé.

O projeto foi um dos selecionados pelo edital “Pauta Livre 2015” do Programa de Incentivo à Arte - Seiva, da Fundação Cultural do Pará. A exposição abriu no dia 4 de maio, às 19h, na Galeria Theodoro Braga, e seguirá aberta para visitação gratuita até o dia 30, de segunda a sábado, das 9h às 19h, incluindo agendamento para visitas escolares.

“As imagens apresentadas trazem de forma poética e quase etérea, a atmosfera que envolve esses ritos religiosos, o homem na sua relação com a fé, o divino, com seus signos e representações marcantes, porém de uma maneira subjetiva, misteriosa, insinuativa, que desperta o olhar, interroga”, assinala Paula Giordano.

O desejo de estudar o tema, conta a fotógrafa, emergiu em 2013, quando teve contato com o trabalho de José Medeiros e Pierre Verger, fotógrafo e etnólogo autodidata que após alguns anos assumiu o nome religioso Fatumbi, passando a assinar Pierre Fatumbi Verger. 

“Foram suas fotografias que me marcaram enormemente e me despertaram esse desejo, esse caminho, essa busca. Meu trabalho prossegue, contudo, trago neste momento ao público imagens marcadas pela transcendência dos rituais”, diz ela.

Paula ressalta também a admiração e o respeito pelo trabalho do fotógrafo Guy Veloso que a influenciou "com sua generosidade a seguir na fotografia, adotando essa arte como forma de expressão artística, pessoal e de sensibilidade”. 

Está será a segunda exposição individual de Paula Giordano, que estreou em 2013, quando selecionada para a 22ª Mostra de Artes Primeiros Passos CCBEU, com a fotografia: “Sem Farinha Não Há Trabalho”. A primeira mostra individual veio em 2014, com “Casa de Farinha”, também selecionada no edital da Galeria Theodoro Braga.

De acordo com Eliane Moura e Renato Torres, da Fundação Cultural do Pará, que assinam o texto curatorial da mostra, com este novo trabalho Paula Giordano “aprofunda sua pesquisa na imagem fotográfica, construindo imagens que revelam significativos fragmentos de um ritual afro-religioso popular de mais de 40 anos: o Festival de Iemanjá da Praia Grande, na ilha de Outeiro, e da Praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci”.

A artista sempre teve como enfoque do seu trabalho o homem e suas diversas formas de expressão. “Fotografia precisa ter emoção", defende. Além disso, sempre manteve relação com diversas formas de arte, como a pintura, dança e teatro. 

Contudo, é no estudo da fotografia e no desenvolvimento de suas habilidades nesse universo que há cerca de cinco anos vem encontrando espaço para o amadurecimento artístico e pessoal e para a expressão de sua sensibilidade.

Exposição: “Entre Luz e Escuridão – Fotografias de Paula Giordano”- Galeria Theodoro Braga, subsolo do Centur, Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré. Abertura dia 4 de maio (quarta-feira), às 19h. Visitação até 30 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 19h. Informações: (91) 3202-4313. Entrada franca.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura