Maior ONG cristã do mundo passará a contratar homossexuais - Por Jarbas Aragão

Uma das ONGs cristãs mais conhecidas do mundo, a Visão Mundial está no meio de uma controvérsia nos Estados Unidos após anunciar que poderá contratar “cristãos gays”.

Em uma longa entrevista para a revista Christianity Today, o presidente da Visão Mundial dos EUA, Richard Stearns explicou que essa mudança de política deveria ser vista como um “símbolo não de comprometimento, mas de unidade”. Disse ainda esperar que a decisão ajude a inspirar a unidade em outros ministérios cristãos.

É considerada uma das 10 ONGs mais influentes do mundo. Sua filial americana possui 1.100 funcionários. As novas regras não mudaram em relação a proibição de relacionamento sexual fora do casamento. Contudo, homossexuais que estejam legalmente casados poderão ser contratado pela organização que se dedica a servir os pobres em diferentes partes do mundo.

A decisão não afeta imediatamente as sedes da Visão nos demais países onde eles atuam, como o Brasil. A decisão é vista por lideranças cristãs como um perigoso reflexo da “permissividade” que se instalou há mais de uma década em diferentes denominações, que passaram a ordenar pastores, pastoras, bispos e bispas homossexuais.

Stearns se defende das críticas, esclarecendo que a decisão do conselho da ONG não foi unânime, mas teve “esmagador apoio” para a mudança. “Mudar a política de contratarmos alguém que seja um crente professo em Jesus Cristo e viva maritalmente com alguém do mesmo sexo torna a nossa teoria mais coerente com a nossa prática em outras questões polêmicas”.

Para ele, “Este não é um endosso de casamento do mesmo sexo. Nós decidimos que não vamos entrar nesse debate. Mas insisto que não é uma rejeição do casamento tradicional, algo que nós apoios. Não estamos cedendo a nenhum tipo de pressão… Isso não irá comprometer nosso trabalho. Deixamos para as igrejas e denominações as questões teológicas. Somos um braço operacional da igreja global, não somos um braço teológico da igreja!… Além disso, nunca perguntávamos sobre a vida sexual dos candidatos antes de contratar alguém”.

Obviamente, muitos líderes evangélicos discordam, em especial Franklin Graham, filho de Billy Graham, que além do ministério de evangelização, lidera o ministério de misericórdia Samaritan’s Purse. Em uma carta aberta, lembrou que era amigo do falecido fundador da Visão Mundial, Bob Pierce, e que a decisão o envergonharia.

Segundo o Christian Post, é esperado que ministérios mais tradicionais parem de fazer doações para a Visão Mundial e devem passar a apoiar mais outras ONGs cristãs. Atualmente, a Visão Mundial atende mais de 100 milhões de pessoas em cerca de 100 países, recebendo cerca de um bilhão de dólares em doações anualmente.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura