Pesquisa revela que a religião ainda é bem vista e importante para a sociedade

No ano passado foi feita uma pesquisa em 65 países e mostrou que para 60% da população mundial, a religião ainda é importante e é vista como positiva pela sociedade. 

Mais de 66 mil pessoas foram entrevistadas de acordo com um levantamento do instituto WIN Internacional. A pesquisa revela que 59% dos entrevistados enxergam a religião como algo positivo, 22% acreditam ser negativa e 14% consideram que não tem nenhum papel relevante para a sociedade atualmente.

O estudo também aponta, as diferenças entre regiões do mundo e até entre países da mesma região mas com tradições culturais parecidas, que traz as informações é o site Protestante Digital. 

Segundo os dados levantados, na África foi registrado uma grande avaliação positiva sobre religião entre eles, 76% contra 11%, no Oriente Médio não foi muito diferente, eles registraram 71% de opiniões à favor da religião, contra 21%. Nas Américas, a diferença foi de 68% a 14% e por fim, na Ásia foram marcados 60% contra 23%.

No leste europeu esse número foi menor em relação as outras regiões em que foram feitas as pesquisas, foram 54% contra 21%. Já na Europa Ocidental foram registrados os menores números, apenas 36% veem a religião como algo positivo para a sociedade, 32% acreditam que ela seja negativa e 26% das pessoas afirmaram que o assunto não tem relevância.

Encontro na religião


Quando se trata no continente americano, a religião é valorizada e faz parte da vida da maioria dos entrevistados. O Brasil está no primeiro lugar do ranking da América do Sul, e Estados Unidos e está junto com a América do Norte. 

Há mais de um século atrás, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche conseguiu prever a “morte de Deus” em suas análises, dizendo que a modernidade traria à sociedade aquilo que as pessoas nos dias atuais buscam na religião.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura