Espírito Santo quer implantar uma rota de turismo religioso

O Espírito Santo solicitou à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a inclusão de uma rota do turismo religioso no Estado em reunião realizada na segunda-feira (05/05) em Aparecida do Norte, interior de São Paulo. 

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e de municípios capixabas participou de audiência com o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso da CNBB.

A comitiva se reuniu com o bispo referencial da Pastoral do Turismo da CNBB, Dom Anuar Battisti, quando realizou o pedido. Também foi solicitada na reunião a participação do Estado no 1º Encontro do Turismo Religioso, da CNBB, que acontecerá em setembro deste ano, em Brasília. Com isso, o Espírito Santo quer atrair mais visitantes, tanto pelo segmento religioso quanto pelas belezas naturais, para que conheçam os costumes e a cultura de cada uma das cidades envolvidas no roteiro.

Além das gerentes de Marketing Turístico, Carla Rezende, e de Gestão do Turismo, Georgea Barroca, da Setur, também participaram da reunião representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Anchieta, e das Prefeituras de Vila Velha, Presidente Kennedy e Piúma.

Turismo Religioso

Em julho de 2011 o Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos. Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.
Confira abaixo os roteiros de turismo religioso no Espírito Santo que estão sendo apresentados à CNBB:


  • Convento da Penha – 3ª maior festa mariana do Brasil e Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Igreja Mais Antiga Do Brasil (Vila Velha).
  • Os Passos de Anchieta – quarta maior rota desse tipo existente no mundo 
  • Santuário Nacional de São José de Anchieta (Anchieta).
  • Catedral de Vitória e Santuários em Vitória (vários).
  • Igreja Reis Magos - Nova Almeida – Serra.
  • Catedral de São Pedro (Diocese de Cachoeiro)
  • Igreja Nossa Senhora das Neves - Presidente Kenedy (Diocese de Cachoeiro).
  • Santuário Nossa Senhora da Saúde – Ibiraçu.
  • Catedral de São Mateus (referência em arte sacra moderna) - Diocese de São Mateus.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura