"A Polissemia do Sagrado: Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos"

3ª Semana de Ciência da Religião é organizada pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e será realizada no período de 6 a 9 de outubro de 2014, tendo como tema: 

"A Polissemia do Sagrado: 
Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos"



Sendo um espaço democrático de discussão do fenômeno religioso, o evento será realizado com o intuito de contribuir com outros eventos da área já consagrados no país. Pretende-se ampliar as discussões a respeito das diferentes linguagens utilizadas para a compreensão de fenômenos religiosos.

Espera-se contribuir com novos estudos e discussões acerca das várias formas de interpretar a religião, abrindo um importante canal de discussão e compartilhamento de informações entre instituições de ensino superior do Brasil. Por ser um evento realizado por um programa de pós-graduação em Ciência da Religião de uma universidade pública, sua relevância e produtividade tende a exercer um importante papel na promoção e consolidação de outros programas de pós-graduação voltados para a área da religião no país.

Visando contribuir com a formação de profissionais educadores do ensino fundamental e médio, haja vista nossa universidade também dispor de um curso de graduação em Ciência da Religião, o evento será aberto a toda a comunidade acadêmica, bem como a professores de ensino religioso ou de outras disciplinas interessados na temática, estes beneficiados com inscrição gratuita no evento.


Além de  mesas redondas e conferências o evento contará com a participação de professores e pesquisadores da UFJF e de outras instituições que trabalhem questões relacionadas a Religiões e Religiosidades, com minicursos, apresentação de comunicações e banners. 

Presenças confirmadas:

- Prof. Dr. André Sidnei Musskopf (EST)
- Prof. Dr. Antônio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)
- Prof. Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira (UMESP)
- Prof. Dr. Frederico Pieper Pires (UFJF)
- Profa. Dra. Shashiprabha Kumar ( University New Delhi, Índia)
- Prof. Dr. Joaquim Monteiro [Shaku Shoshin](Unipaz-sul)
- Prof. Dr. Volney Berkenbrock (UFJF)
- Prof. Dr. Dilip Loundo (UFJF)
- Prof. Dr. Welington Teodoro da Silva (PUC-Minas)
- Prof. Dr. Arnaldo Érico Huff Júnior (UFJF)

- Profa. Dra. Maria Lúcia Abaurre Gnerre (UFPB)
- Profa. Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura