Grupo de afoxé exalta povo brasileiro e religiões africanas no ‘Maior Barato’

Completando a trilogia de espetáculos apresentados no Teatro Deodoro, o afoxé Oju Omim Omorewá apresenta nesta amanhã (13), às 19 horas, sua mais nova produção: 

‘Chão Batido, Terra de Negros e Mestiços’

Na programação do projeto: ‘Teatro Deodoro é o Maior Barato’.

Em ‘Chão Batido, Terra de Negros e Mestiços’, o grupo volta o olhar para a mestiçagem do povo brasileiro, prestando homenagem aos ancestrais das religiões brasileiras, como caboclos, índios e pretos velhos. 

O espetáculo fala da história do povo brasileiro, da mitologia e do cotidiano das religiões africanas, com um discurso politizado, capaz de tocar todos os tipos de público com a beleza e o respeito nas homenagens aos orixás.

Para o espetáculo desta quarta-feira, o Oju Omim Omorewá terá alguns convidados especiais: Ana Fabíola, do grupo Voz Nagô, Neta Silva de Pernambuco e o músico baiano radicado em Alagoas, Igbonan Rocha, entre outras surpresas. “Vamos falar de um Brasil mestiço, da mistura de povos”, conta Nany Moreno, uma das coordenadoras do grupo.

Fundado em 2003 no bairro do Jacintinho, o Oju Omim Omorewá (que significa “olhos d’água dos filhos da beleza”) é também coordenado por Isabel Caetano, e inspira-se em grupos como Ilê Aiê, de Salvador, Afoxé Oxum Pandá, Povo de Odé e Bongar de Recife.

‘Oju Omim’, espetáculo de 2012, e ‘Agô! Iabás pedem passagem’, de 2013, ambos apresentados no ‘Maior Barato’, abriram as portas para o trabalho do grupo, que preserva a questão religiosa através das práticas artísticas. 

Em ‘Chão Batido, Terra de Negros e Mestiços’, o grupo acrescenta ainda elementos da santeria cubana, de danças de tribos africanas e indígenas, com um toque do ilê com jongo, prometendo transformar o palco do Teatro Deodoro em um grande samba de roda.

Serviço

Teatro Deodoro é o Maior Barato – 15ª edição
Teatro Deodoro
Espetáculo ‘Chão Batido, Terra de Negros e Mestiços’
Afoxé Oju Omim Omorewá
Data: 13 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19h
Ponto de venda: Bilheteria do Teatro Deodoro (a partir das 14 horas)

Informações: 3315-5665 / 3315-5656 / 8821-5091 / 8826-2750



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura