Aceitação das diferenças é fundamento das religiões – Por Domitila Andrade

Motivados pela campanha: 

somostodoshumanos

Do Grupo de Comunicação O POVO, representantes religiosos falam sobre inclusão social e o combate aos preconceitos e lembram: tolerar é premissa da fé.

Das muitas páginas da Bíblia, com provérbios, histórias de um povo e alicerces da fé cristã, uma lição deixada por Jesus Cristo se sobressai: “Amar ao próximo como a si mesmo”. O ensinamento, traduzido a situações cotidianas, diz sobre respeito e tolerância.

Para Igor Simões, reverendo da Igreja da Comunidade Metropolitana de Fortaleza (ICM), a tolerância é parte preponderante do cristianismo: 

“Não se pode dizer que se ama alguém e não se buscar o entendimento dos porquês. Ser cristão é indissociável de ser tolerante”. 

Conhecida como “a igreja dos direitos humanos”, a ICM tenta ser a síntese de todos os preceitos que pregam a igualdade. “Tudo que concerne aos direitos humanos nos afeta”, conta o reverendo.

A postura de aceitar todas as diferenças, segundo Alcides Lopes, coordenador de assuntos mediúnicos da Federação Espírita do Estado do Ceará (Feec), é compartilhada pela doutrina espírita. 

“Alan Kardec aponta como premissas do Espiritismo o trabalho, a solidariedade e a tolerância. Não se pode pregar o amor, excluindo as pessoas. É incongruente”, opina.

Mantendo o que o padre Ivan Souza chama de “limites”, a Igreja Católica tem evoluído em algumas questões. 

“É preciso entender que todos temos os mesmos direitos, as mesmas histórias, e a fé não pode distinguir isso. É um processo devagar, mas a Igreja tem feito avanços. Ela trabalha muito a solidariedade e a não exclusão”, diz o padre, coordenador das pastorais da Arquidiocese de Fortaleza.


Já o pastor Antônio José Azevedo Pereira, presidente da Assembleia de Deus em Fortaleza, se vale das sagradas escrituras para fomentar o combate aos preconceitos. 

“A Igreja em seu evangelho trabalha a inclusão. O próprio Cristo disse: ‘Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos’. Deus acolhe aqueles que vão até ele com as mais diversas pendências, contanto que eles abdiquem das condutas que vão de encontro ao que está nas escrituras”, salienta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura