Ciclo de cinema em portugal reflete sobre «Os Papas do Concílio» - Por Juliana Batists


O Ciclo de cinema, agendado para a cidade do Porto/Portugal, vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II e conta com o comentário de vários investigadores.

Nos 50 anos do encerramento Conciliar, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, organiza um ciclo de cinema que vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II. 

A iniciativa irá realizar-se no Porto, de janeiro a abril. As sessões vão decorrer a partir das 21h30, na paróquia do Santíssimo Sacramento, e começam com uma introdução, seguindo-se a projeção e o debate, informam os responsáveis pela iniciativa, num comunicado enviado ao portal Educris.

As exibições iniciam no próximo dia 21 com a projeção da primeira parte de um documentário sobre a história do concílio: o seu contexto, preparação e os aspetos mais relevantes das quatro sessões. 

O documentário de Alberto Melloni e Nicola Vincenti, realizado em 2009, continuará a ser projetado a 28 de janeiro, sendo as duas sessões introduzidas e comentadas por Adélio Abreu, investigador do CEHR.

O ciclo prossegue com três filmes, que à semelhança do documentário inaugural serão exibidos em duas partes. 

Nos dias 4 e 11 de fevereiro passa "João XXIII: o Papa da bondade", dirigido por Giorgio Capitani em 2002, que será comentado por Luís Leal, também do CEHR. 

"Paulo VI: o Papa na tempestade" é o título do telefilme de Fabrizio Costa (2000) a apresentar nos dias 4 e 11 de março, com análise de Jorge Cunha, da Faculdade de Teologia. 

A iniciativa termina a 15 e 22 de abril com "Papa João Paulo II", de John Kent Harrisson (2005), comentado por Luís Carlos Amaral (CEHR).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"