Ciclo de cinema em portugal reflete sobre «Os Papas do Concílio» - Por Juliana Batists


O Ciclo de cinema, agendado para a cidade do Porto/Portugal, vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II e conta com o comentário de vários investigadores.

Nos 50 anos do encerramento Conciliar, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, organiza um ciclo de cinema que vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II. 

A iniciativa irá realizar-se no Porto, de janeiro a abril. As sessões vão decorrer a partir das 21h30, na paróquia do Santíssimo Sacramento, e começam com uma introdução, seguindo-se a projeção e o debate, informam os responsáveis pela iniciativa, num comunicado enviado ao portal Educris.

As exibições iniciam no próximo dia 21 com a projeção da primeira parte de um documentário sobre a história do concílio: o seu contexto, preparação e os aspetos mais relevantes das quatro sessões. 

O documentário de Alberto Melloni e Nicola Vincenti, realizado em 2009, continuará a ser projetado a 28 de janeiro, sendo as duas sessões introduzidas e comentadas por Adélio Abreu, investigador do CEHR.

O ciclo prossegue com três filmes, que à semelhança do documentário inaugural serão exibidos em duas partes. 

Nos dias 4 e 11 de fevereiro passa "João XXIII: o Papa da bondade", dirigido por Giorgio Capitani em 2002, que será comentado por Luís Leal, também do CEHR. 

"Paulo VI: o Papa na tempestade" é o título do telefilme de Fabrizio Costa (2000) a apresentar nos dias 4 e 11 de março, com análise de Jorge Cunha, da Faculdade de Teologia. 

A iniciativa termina a 15 e 22 de abril com "Papa João Paulo II", de John Kent Harrisson (2005), comentado por Luís Carlos Amaral (CEHR).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura