Iphan restaura Igreja Nossa Senhora do Ó em Ipioca/Maceió


Secretária da Cultura participou de assinatura da ordem de serviço

A histórica Igreja Nossa Senhora do Ó, localizada no bairro de Ipioca, em Maceió, passará por obras de recuperação e restauração. Na manhã da quarta-feira (14/01), a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, participou do ato de assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

"Fico muito feliz com a assinatura da ordem de serviço de uma obra dessa magnitude. A recuperação de uma igreja histórica como a Nossa Senhora do Ó é fundamental para o resgate histórico e religioso.  O nosso interesse é que a cultura maceioense, a cultura alagoana, seja realmente valorizada e preservada, e iniciativas como essas são importantíssimas nesse sentido", disse a secretária Mellina.

Ao lado do senador Fernando Collor, do prefeito Rui Palmeira, a secretária testemunhou a assinatura que autoriza o início das obras. 

A reforma será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contará com recursos no valor de R$1,8 milhão. A previsão é que as obras sejam concluídas em 14 meses.

"Concomitante a essa ação, a Secretaria de Cultura está com o projeto de recuperação de toda coberta da igreja. Ainda ontem vistoriei in loco a situação da reforma e pude verificar que a obra está paralisada. É um contrato da gestão anterior, que nós estamos tomando as providências e já notificamos a empresa para que ela arque com as responsabilidades e retome as obras", explicou a secretária.

O senador Collor também destacou a importância do templo para a Igreja Católica e para a comunidade. 

"Junto com o empenho da senadora Ada Mello e o apoio do deputado Paulão, lutei para a liberação da verba. É uma alegria termos essa conquista realizada, pois a igreja é uma referência do século dezessete. Com a parceria da prefeitura, estamos dando o pontapé inicial para a restauração da igreja Nossa Senhora do Ó”, destacou.

A suplente do senador, Ada Mello, ressaltou a importância da recuperação da Igreja. "Este templo é de grande relevância para os católicos, representa muito para a comunidade da região e é patrimônio histórico do Estado. Merece a atenção e essa reforma”, falou a integrante do setor de comunicação da Arquidiocese de Maceió.

O pároco José Augusto agradeceu o empenho político e da comunidade de Ipioca. "Este símbolo sagrado é um bem comum. Este resgate é um novo caminho para o bem social". 

O superintendente do Iphan, Mário Aloísio, demonstrou a satisfação de executar esse projeto. "Participar da construção dessa nova cidade, essa nova ideia é muito prazeroso. Que a comunidade se apodere desse monumento", falou.

Mellina Freitas reforçou que a secretaria está fazendo um levantamento da situação dos patrimônios do Estado. 

"Alagoas é um estado riquíssimo naturalmente e historicamente, estamos fazendo todo um levantamento dos nossos patrimônios materiais e imateriais para promovermos a valorização e o resgate necessário", pontuou.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura