Locais de culto abrem as portas a diversas religiões/Portugal


Diversos locais de culto da Freguesia de Odivelas foram visitados, no dia 5 de fevereiro, no âmbito da Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa.

No dia 5 de fevereiro diversos locais de culto abriram as portas às mais diversas religiões e ao público em geral, numa visita organizada pela Câmara Municipal de Odivelas, no âmbito da Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa, que decorreu de 1 a 7 de fevereiro.

Os locais visitados foram a Igreja Matriz, representada pelo Padre João Francisco, a Comunidade Evangélica representada pelo Pastor Jaime Rosado, a Comunidade Islâmica onde fomos recebidos pelo Presidente Mohamed Tayob, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Odivelas na pessoa do Pastor Ilídio Carvalho, e a Comunidade Sikh representada por Gagan Deep. 

No final da tarde decorreu, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, a Conferência: “Desafios Atuais para a Diversidade Religiosa em Odivelas”, que teve como intervenientes o Vereador para a Igualdade, Edgar Valles, bem como, o Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões, Paulo Mendes Pinto e o Coordenador do Observatório para a Liberdade Religiosa, Alexandre Honrado.

A comitiva, presidida pelo Vereador Edgar Valles acompanhado pelos diversos representantes dos espaços de culto, conheceu melhor a história e os costumes de cada religião e tomou consciência que todas elas têm um único propósito, a devoção Deus.

Este evento, para além, de celebrar a Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa, pretende promover o diálogo entre religiões e culturas através de um percurso inter-religioso concelhio, de modo a sensibilizar para a importância das diferentes confissões religiosas numa sociedade plural, incrementando o diálogo inter-religioso, enquanto contributo para a construção de uma sociedade mais tolerante e inclusiva e fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e a cooperação entre diferentes culturas, e religiões.

Para Edgar Valles “o Concelho de Odivelas prima pela diversidade cultural e religiosa, em resultado dos surtos migratórios das últimas décadas, verificando-se atualmente um número expressivo de população imigrante (ocupando o 6.º lugar entre os dezesseis que constituem o distrito de Lisboa, com mais pessoas estrangeiras a residir)” salientando no discurso, da conferência que “o diálogo inter-religioso sempre foi uma área de promoção da fusão de culturas e de sucesso de participação e aceitação das religiões no território geográfico de Odivelas, procurando o nosso município e mais especificamente o Pelouro da Saúde, Igualdade e Cidadania integrar a questão das migrações e o apoio todas as associações de cariz religioso como fator essencial à promoção de um concelho cada vez mais inclusivo, para todos e todas”.

Recordamos que esta semana é celebrada anualmente, desde a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas tomada por unanimidade no dia 20 de outubro de 2010 designando a primeira semana do mês de fevereiro de cada ano como: “World Interfaith Harmony Week”, para celebrar entre religiões, fés e crenças.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura