sexta-feira, 6 de março de 2015

Mostra homenageia a africanidade da cultura brasileira, em Belém


Exposição abre nesta sexta-feira (06/03), e fica em cartaz até 28 de março. Mostra reúne fotografia, performance e ilustração.

A mostra Banquete Brasil África reúne artistas de diversas linguagens e vários olhares sobre a africanidade que formou a cultura brasileira. A exposição abre nesta sexta-feira (06/03), e fica em cartaz até 28 de março, no Centro Cultural do Carmo, em Belém.

Laurenir Peniche, produtora da mostra, diz que a proposta busca explicitar a contribuição da cultura negra na identidade brasileira. “A proposta é desmistificar essa ideia que se construiu de uma África distanciada. É mostrar um pouco da verdadeira contribuição do negro na cultura brasileira e também amazônica que vai da gastronomia à religião, passando também pela produção artística que se construiu no Brasil”.

A estreia, na sexta (06/03), traz o vernissage da primeira exposição individual do artista visual Maurício Franco. Recanto é uma leitura de memórias dos congás e famílias e traz o panteão africano, a força matriz que se misturou até chegar à umbanda; o Recanto Miraci das Selvas, conga cenário da infância do artista, protegido pelas mãos de sua mãe e alimento do universo que hoje se mistura à sua arte.

“Esta exposição me remete a um momento especial na minha história, uma volta ao ninho, à infância. Muito do aprendizado era deitado com minha mãe Dona Jacydia Salgado. Lembro dela na rede depois de muito choro e oração. Desta forma, faço um traço entre o início de tudo, do início na minha vida e da própria umbanda, os Orixás”, esclarece o artista.

Maurício Franco, um “retratista de Orixás”, personifica as entidades em diversos suportes, entre os quais a sucata, o papel e a tela. Nessa mesma noite, a mostra também recebe a atriz Rosileine Cordeiro, numa performance no espaço místico construído por Maurício, ao som da voz e do batuque dos artistas Jeferson Moraes e Maécio Monteiro. 

A exposição Recanto fica aberta à visitação no CCC, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. A entrada é franca.

Serviço

Vernissage na mostra Banquete Brasil África, nesta sexta, 6, no Centro Cultural do Carmo - Praça do Carmo 40/48. 
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h.






Nenhum comentário: