Convite

Palestra:
Xangô rezado baixo: Perseguição religiosa na Primeira República

Programa:
A palestra versará sobre tema que foi objeto da minha pesquisa de doutorado e que resultou na publicação do Livro: Xangô rezado Baixo: Religião e Política na Primeira República, o qual trata de um dos episódios mais violentos de que se tem notícia na história das religiões afro no Brasil.

Trata-se da invasão das casas de culto religioso de natureza africana em Maceió em 1912 e que implicou a debandada dos país e filhos de santo de Alagoas, os quais buscaram abrigo em estados vizinhos como Pernambuco e Bahia.

Essa diáspora acarretou um silêncio sobre a memória daquelas práticas religiosas alagoanas, concorrendo para o surgimento dessa modalidade exclusiva de culto que se convencionou chamar “Xangô rezado baixo”.

A atividade contará ainda com a exibição de um documentário (52min) sobre o evento.

Palestrante:
Ulisses Neves - Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. 

Inscrições:

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Data:
29/04/2015 a 29/04/2015
Dias e Horários
Quarta, 18h às 21h.

Local:
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura