Praça 14 Bis recebe programação em louvor a São Jorge/Guarujá no domingo (26/04)


A procissão acontecerá a partir das 10 horas.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia de São Jorge. Por isso, no domingo (26/04), em Vicente de Carvalho, os munícipes ganharão uma série de atividades em homenagem ao santo. 

A Associação Sociocultural Afro-brasileira Afoxé Motumbaxé da Costa da Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, vai realizar, a partir das 10 horas, uma procissão, culto a São Jorge e feijoada em comemoração.

A homenagem começará com a procissão, que vai da Rua São Jorge com a Avenida Santos Dumont até a Praça 14 Bis. Após isso, no local, serão realizadas apresentações e um culto em louvor ao santo. Às 13 horas, na Mercearia e Avícola Soares (Rua São Jorge, 1183), será servida uma feijoada para os participantes da procissão como forma de finalizar o festejo.

São Jorge é considerado um dos 14 santos auxiliares da religião cristã, por conta de sua popularidade e história de bravura. Para outras religiões de matriz africana, por exemplo, a imagem do santo também é venerada. Para estes devotos, a festa funciona como uma homenagem sem distinção de religião ao santo, já que se trata no mês de sua comemoração.


De acordo com uma das líderes religiosas do Afoxé Motumbaxé, Mãe Terezinha, São Jorge é retratado em religiões afro-brasileiras como uma pessoa que vence batalhas e lutas por seus ideais, características que, para ela, são naturais da população negra e sua história. “Acreditamos que ele seja como Ogum, que acredita em seu povo e não se dá a abater”, conta.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura