Convite

V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU são promovidos por: 

Instituto Humanitas Unisinos – IHU, PPG em Educação, PPG em Filosofia, PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e PPG em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Os dois Colóquios e o Simpósio Internacional IHU têm em comum o interesse de pesquisadores em problematizar práticas biopolíticas que produzem formas particulares de ser sujeito nas sociedades contemporâneas.



As duas primeiras edições dos Colóquios (2008 e 2009) ocorreram em Santiago do Chile. A terceira edição do Colóquio de Biopolítica e a primeira edição do Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação ocorreram no ano de 2011, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

Desde então, docentes e pesquisadores de várias Universidades da América Latina passaram a se reunir durante os eventos, com a finalidade de analisar inscrições para sediar as edições subsequentes.

Em 2013, em Bogotá, na Colômbia, durante a realização do IV Colóquio Latinoamericano de Biopolítica e o II Colóquio Internacional de Biopolítica y Educación, decidiu-se que o Brasil sediaria o evento; mais especificamente, a responsabilidade da coordenação e execução do próximo evento, em 2015, ficaria a cargo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). 

A UNISINOS, por meio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, tem feito história nas discussões sobre temas políticos de relevância para a América Latina. 

Dentre as muitas discussões já feitas e as muitas publicações realizadas pelo Instituto, está a temática da biopolítica e seus desdobramentos sobre a vida humana. 

Foi em decorrência dessa tradição que se pensou ser pertinente reunir os dois Colóquios de Biopolítica ao XVII Simpósio Internacional IHU.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"