Convite

V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU são promovidos por: 

Instituto Humanitas Unisinos – IHU, PPG em Educação, PPG em Filosofia, PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e PPG em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Os dois Colóquios e o Simpósio Internacional IHU têm em comum o interesse de pesquisadores em problematizar práticas biopolíticas que produzem formas particulares de ser sujeito nas sociedades contemporâneas.



As duas primeiras edições dos Colóquios (2008 e 2009) ocorreram em Santiago do Chile. A terceira edição do Colóquio de Biopolítica e a primeira edição do Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação ocorreram no ano de 2011, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

Desde então, docentes e pesquisadores de várias Universidades da América Latina passaram a se reunir durante os eventos, com a finalidade de analisar inscrições para sediar as edições subsequentes.

Em 2013, em Bogotá, na Colômbia, durante a realização do IV Colóquio Latinoamericano de Biopolítica e o II Colóquio Internacional de Biopolítica y Educación, decidiu-se que o Brasil sediaria o evento; mais especificamente, a responsabilidade da coordenação e execução do próximo evento, em 2015, ficaria a cargo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). 

A UNISINOS, por meio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, tem feito história nas discussões sobre temas políticos de relevância para a América Latina. 

Dentre as muitas discussões já feitas e as muitas publicações realizadas pelo Instituto, está a temática da biopolítica e seus desdobramentos sobre a vida humana. 

Foi em decorrência dessa tradição que se pensou ser pertinente reunir os dois Colóquios de Biopolítica ao XVII Simpósio Internacional IHU.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura