Tráfico de arma falsa camuflado pela religião em Aparecida – Por Francisco Edson Alves



A Polícia Civil de Aparecida investiga a atuação de uma quadrilha que se aproveita da religiosidade na cidade do interior paulista para vender armas falsas importadas. 

Segundo o delegado Adilson Antônio Marcondes dos Santos, nas últimas operações de agentes civis e militares no município, foram apreendidas mais de 1,5 mil réplicas de fuzis, rifles, carabinas, metralhadoras, revólveres e pistolas, de diversos calibres. 

As cópias, segundo Adilson, importadas da China, foram apreendidos em diversos pontos da cidade, e teriam como principal destino o Centro de Apoio aos Romeiros, dentro da área do Santuário Nacional de Aparecida, o maior monumento do mundo dedicado à Santa Padroeira do Brasil. 

No local, onde existem 380 lojas, conforme o jornal O DIA mostrou com exclusividade através de fotos e vídeos, alguns comerciantes descumprem o Estatuto do Desarmamento e vendem armas de brinquedo.

Depois da divulgação da reportagem, nesta quarta-feira, os lojistas retiraram os produtos das prateleiras. Só na última apreensão, a maior delas, em Agosto de 2014, policiais civis recolheram 800 imitações de armas. 

“Há indícios da atuação de grupos criminosos, que utilizam Aparecida para distribuir armas falsificadas para todo o país, uma vez que a cidade recebe gente de todos os estados”, revelou Adilson. “Os bandidos acreditam que em Aparecida, sendo a capital da fé nacional, a ação não levantaria suspeitas”, afirmou o delegado. 

Nos últimos dois anos, o derrame de armas de brinquedo teria se acentuado no município, segundo ele. Adilson se disse impressionado com a ousadia das quadrilhas e com a “incrível semelhança” das armas de brinquedo com as verdadeiras.

“Várias delas têm até o peso parecido com as reais. Nas mãos de criminosos, são usadas em assaltos, sequestros-relâmpago e outros delitos”, advertiu, detalhando que não raramente assaltantes presos em outros estados com armas de brinquedo, confessam ter comprado os produtos em Aparecida. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que as arquidioceses têm autonomia para tomarem decisões nesse tipo de situação. Em nota, a administração do Santuário de Aparecida reiterou sua posição contrária à atitude de alguns comerciantes ao redor da Basílica e que fará uma campanha de conscientização dos perigos que o descumprimento da legislação representa para fiéis e visitantes. 

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, por sua vez, ressaltou que não comenta acontecimentos de outras arquidioceses. Segundo a assessoria de imprensa, o que aconteceu em Aparecida não existe no Rio. “As paróquias sequer têm espaço para venda. E, quando têm, os artigos não são de cunho comercial”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura