Parceria fortalece ações religiosas nas unidades da Fasepa/Pará – Por Tiago Furtado



A equipe de gestão da Fasepa assinou um termo de cooperação com a instituição de ensino com o objetivo de fortalecer o atendimento socioeducativo no Pará.

A tarde de sábado (05/03) foi marcada por muita emoção para dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Benevides (CSEB). Fruto das atividades religiosas desenvolvidas dentro dos espaços gerenciados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), eles participaram de um batismo na Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), em uma cerimônia que contou com a participação de juízes, procuradores e outras autoridades que atuam no sistema de garantia de direitos, além da equipe de gestão da Fasepa que, na ocasião, assinou um termo de cooperação com a instituição de ensino, com o objetivo de fortalecer o atendimento socioeducativo no Pará.

Para um dos adolescentes, de 17 anos, que participou da programação, a religião será um suporte para esquecer os erros do passado e buscar um novo rumo na vida. “Estou me sentido melhor, espero a partir de agora deixar tudo o que fiz de errado para trás. Agora quero estar em paz, estudar e quem sabe fazer um curso na Faama. Mudar de vida mesmo”, afirmou o socioeducando.

O pastor Raildes do Nascimento Filho foi o responsável pelo batismo dos internos da Fasepa e comemora os primeiros resultados obtidos pela parceria entre a Fasepa e Faama. 

“Durante algum tempo tivemos reunidos e graças a Deus esse projeto está tomando corpo e hoje temos esse trabalho realizado nas unidades e vejo que teremos outros resultados para colocar esses meninos de volta a sociedade, contribuindo com o seu desenvolvimento. Estou emocionado e tenho certeza que muitas pessoas ainda serão restauradas” disse.

A parceria prevê a doação de televisores para a unidade, localizada em Benevides, e o fortalecimento das atividades pedagógicas dentro do espaço socioeducativo, incluindo as de espiritualidade para os socioeducandos.

O presidente da Fasepa, Simão Bastos, declarou que a cooperação entre as duas instituições vai expandir a ação “Vidas”, pertencente ao projeto Ressignificando Caminhos da Socioeducação e trata justamente da questão religiosa dos internos. 

“A parceria é um processo educativo e religioso. Assim como estamos abrindo para todas as outras denominações religiosas que busquem ressocializar o socioeducando. Esse momento ratifica o processo que começa na unidade de Benevides e pretendemos levar para as outras unidades”, afirmou, ressaltando que a parceria será ampliada para outras denominações religiosas. "Todos as denominações religiosas que queiram fazer um trabalho para a socioeducação terão com as portas da Fasepa abertas”, concluiu.

O Juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, Vanderley de Oliveira, participou da solenidade e destacou o empenho das instituições que construíram a parceria ao longo de um ano, acompanhando de perto as atividades nas unidades socioeducativas. 

“Evidentemente que esse processo foi trabalhado tanto com o que a Faama pode oferecer quanto com que a Fasepa pode disponibilizar. Temos um atendimento realizado nas unidades e essa parceria vai potencializar o acolhimento desses meninos. Temos também a possibilidade de implantarmos a recepção de um canal familiar, que precisa de atenção e investimento, trabalhando a ligação do homem com Deus”, destacou.

Tiago Furtado - Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura