Religião e Estado são temas de debate em reunião inter-religiosa

Teve início na manhã da segunda-feira, 30/09, o 

Coletivo Inter-religioso para a relação Estado e Sociedade

resultado do primeiro seminário realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2012. 

O evento aconteceu no Centro Cultura de Brasília (CCB) até a terça-feira, 1º de Outubro  e reúniu diversas entidades religiosas para mais um debate sobre o Estado e a atuação social das organizações religiosas.

Esta é a segunda edição do seminário, dando continuidade à discussão sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. 

A mesa de abertura teve a participação do padre Geraldo Martins (CNBB), da pastora Romi Márcia Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Flamarion Vidal Arauto, da Federação Espírita Brasileira (FEB) e Welinton Pereira, da Aliança Cristã Evangélica Brasileira.

Padre Geraldo Martins lembrou que o seminário foi iniciado pela CNBB, mas sendo um compromisso assumido por diversas outras entidades. 

“É importante estarmos cada vez mais unidos para a aprovação deste Marco Regulatório, que discuta e reconheça a Ação Social das organizações religiosas na vida do país”.


“Estamos num momento de ameaças aos direitos conquistados. Isso reforça a necessidade de uma organização da sociedade civil. Não se faz um país somente com capital financeiro e grandes empresas, mas com a participação das organizações”, reforçou a pastora Romi Márcia Bencke (Conic).

O tema: “Marco Regulatório: Memória, situação e perspectivas” está sendo debatido pelos participantes do encontro. 

O encontro fomentou, ainda, o diálogo permanente entre as organizações religiosas e o Governo, bem como com outros grupos já constituídos e que atuam na melhoria do ambiente regulatório por um Estado de Direitos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura