'Barco da Bíblia' chega a Macapá e atrai leitores de diferentes religiões – Por Cassio Albuquerque

Embarcação oferece acervo especial e exposição em museu. Barco ficará na capital até o dia 20 de maio.

Ancorado na rampa do Santa Inês, Zona Sul de Macapá, o 'Barco da Bíblia' oferece a comunidades da região Norte um acervo especial sobre o livro religioso, também comercializado a preços populares. 

A capital amapaense faz parte da rota final de uma jornada itinerante iniciada há dois meses no interior do Pará. Laranjal do Jari será a última parada, no fim de maio. A embarcação chegou em Macapá na segunda-feira (5) e ficará até o dia 20. O atendimento aos visitantes acontece no horário de 8h às 21h.

O barco pertence à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), entidade não governamental fundada em Belém, que realiza um trabalho social em áreas ribeirinhas. De acordo com o coordenador das ações da SBB, José Araújo, as jornadas ocorrem desde a década de 1960, com o objetivo de levar os ensinamentos cristãos aos moradores de regiões isoladas.

"Não possuíamos a estrutura e a diversidade de material que dispomos atualmente. A cada local visitado, percebemos o interesse de pessoas de todas as religiões e classes sociais em querer estudar sobre o livro mais antigo do mundo", disse Araújo.

Um dos atrativos do barco é o Museu da Bíblia, onde estão disponibilizados exemplares do livro escritos em 10 idiomas diferentes, entre eles, o hebraico, árabe e as línguas indígenas brasileiras. 


A professora Isaura Assis, de 45 anos, é católica e disse ter gostado da diversidade de materiais. "É muito importante conhecermos a história da bíblia, pois é a base de toda religião", declarou.

A operadora de caixa Sueli Vilhena, de 41 anos, levou a filha de 12 anos para escolher a primeira bíblia. "Sou de uma família evangélica praticante. Apesar de termos uma boa opção de produtos religiosos, eu achei os valores mais acessíveis aqui no barco", disse.

Segundo o coordenador das ações da SBB, a renda alcançada na venda de bíblias na embarcação será destinada a ações do projeto social da entidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura