Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os cristãos – Por Marcelo de CastroGuapé



Fiéis lembram a entrada de Cristo em Jerusalém após o período no deserto. Famílias mantêm a tradição de participar da missa e da procissão em MG.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os cristãos. Nesses dias, os fiéis relembram a entrada de Cristo em Jerusalém após o período de penitência no deserto. Em Minas Gerais, famílias católicas mantêm a tradição de participar da missa e da procissão no município de Guapé.

O domingo (29/03) foi especial para a família do hoteleiro Heveraldo Dutra de Paulo. Eles se arrumaram e tomaram café dentro do horário para não perder a Missa de Ramos. “Eu aprendi desde criança, quando meus pais implantaram. Eu nunca vou abandonar essa religião, nunca. Esse dia para mim é muito especial”, diz.

Às 8hs, a família seguiu para a praça próxima à rodoviária de Guapé, onde foram distribuídos os ramos. Uma multidão de fiéis lotou o local. Com os ramos nas mãos, o padre Evaldo Pereira abençoou um a um. Da praça, o grupo seguiu para a Igreja Matriz de São Francisco de Assis. A procissão no Domingo de Ramos representa a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

A data também marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. “Essa via sacra, esse caminho sagrado nos renova na fé, que reacende na chama da esperança”, diz o padre. Nem o calor desviou a atenção dos fiéis que ouviram as mensagens que falavam de reflexão e da tarefa do cristão de seguir os ensinamentos de Jesus. Os ramos usados pela multidão naquela época, durante a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém, eram sinal de boas-vindas.

Hoje, este símbolo quer dizer que as pessoas aceitaram Cristo em suas vidas. Após a celebração, os fiéis saíram renovados. Para as famílias, o domingo de Ramos é sempre uma oportunidade de afirmar a fé em Jesus Cristo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura