Igreja Cristã reconhece vários ganhos resultantes da paz


A Igreja de Coligação Cristã de Angola (ICCA), que congrega várias denominações religiosas, reconheceu neste domingo, na cidade de Menongue, os vários ganhos existentes no Kuando Kubango e no país em geral, resultantes da paz, com destaque para a reabilitação de infra-estruturas destruídas durante o conflito armado e a construção de outras.

Este reconhecimento dos feitos do Executivo vem expresso na mensagem da ICCA na celebração ecuménica do culto de acção de graças a Deus de apoio ao voto e civismo eleitoral, decorrido na Feira Municipal de Menongue, no âmbito da preparação das próximas eleições gerais de 31 de Agosto.

Segundo Armando Domingos Tololy, um dos membros da ICCA que leu a mensagem, um dos ganhos são as casas sociais, escolas, hospitais, pontes, aeroportos, portos, campos agrícolas, estádios e salões desportivos, a extensão das escolas do ensino superior em quase todas as províncias e caminhos-de-ferro e as estradas.

A ICCA reconhece assim que estes últimos bens estão a permitir a livre circulação de pessoas e bens em todo o território nacional, bem como o regresso de milhões de pessoas deslocadas regressaram às suas terras de origem e a reintegração social dos ex-militares está numa fase muito adiantada, afirmando que o que parecia impossível fazer-se em pouco tempo, foi realizado.

“Mesmo a Igreja, cuja voz profética estava limitada no tempo conturbado da história do nosso país, tem tido nos últimos tempos privilégio da sua restauração, em que para além das missões históricas em reabilitação (em alguns casos com o apoio do governo), vemos grandes templos e outras infra-estruturas afectas à Igreja a serem erguidas em locais onde os não haviam”, destaca o responsável.

A Igreja Cristã, realça Armando Tololy, reconhece que tudo enumerado é fruto do empenho do Executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, bem como, a nível do Kuando Kubango, o seu governador, Eusébio de Brito Teixeira.

Para os quais, sublinha o religioso, a Igreja vai continuar a orar “para que Deus abra um discernimento que lhes permita conduzir eficientemente este magnífico barco administrativo, com vista à resolução das cintilantes preocupações que afligem a população”.

O culto ecuménico da celebração de acção de graças a Deus de apoio ao voto e civismo eleitoral contou com a presença do administrador de Menongue, Antunes Huambo, que ofereceu 13 motorizadas aos jovens líderes de igrejas locais, presbíteros das 18 províncias do país e fiéis locais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura