Escavação encontra monumento anterior aos Vikings na Suécia

Construção teria sido feita no século 5 d.C., na Idade do Ferro. Artefatos estavam escondidos no chão, a 70 km ao norte de Estocolmo.


Arqueólogos suecos anunciaram nesta sexta-feira (18) a descoberta do maior monumento da Idade do Ferro do país, na região da antiga Uppsala, anterior à era viking. 

Os pesquisadores escavavam o solo para a construção de uma nova linha de trem, 70 km ao norte de Estocolmo, quando se depararam com duas fileiras de pilares de madeira.

Uma arqueóloga do Conselho Nacional Sueco do Patrimônio, Lena Borenius-Joerpeland, indicou que o monumento, perto de uma necrópole da Idade do Ferro escandinava, parece remontar ao século 5. 

A maior das duas fileiras tem um quilômetro de extensão e conta com 144 pilares. A outra tem a metade disso.

"Os pilares eram vistos a uma grande distância e provavelmente marcavam o acesso ao Velho Upsal", explicou. "Pode tratar-se de uma demarcação territorial ou religiosa", acrescentou.

Hoje só se encontram conservados alguns restos de pilares, e os buracos nos quais estavam colocados. 

Os arqueólogos encontraram também ossos de cavalos, vacas e porcos nos buracos dos pilares, provas, segundo eles, que ali eram sacrificados animais.

Na Idade do Ferro na Escandinávia, a região de Uppsala era um importante centro de comércio, religião, artesanato e administração judicial.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura